Pesquisar
Imagem/Divulgação

JANEIRO BRANCO Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR promove palestras com foco na saúde mental | ALE-RR

Nesta quarta-feira (24), a Secretaria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou duas palestras referentes ao Janeiro Branco, campanha que reforça e reflete o cuidado com a saúde mental. O evento ocorreu na sede da Secretaria e foi direcionado para servidores do setor e da Ouvidoria-Geral da Casa Legislativa.

Por meio de dinâmicas e informações, a psicanalista do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), Janaina Nunes, explicou os objetivos da campanha e forneceu dicas para manter uma boa saúde mental cotidianamente.

 

“Costumo falar que nós temos remédios que não são comprados em farmácias e que nenhum laboratório vai conseguir sintetizar ou fabricar, que é a luz do sol, alimentação saudável, exercício físico, hobbies, lazer, estar em boas companhias e ouvir músicas de acordo com a sua vontade. Com isso, não dizemos que os problemas não existem, mas indicamos que temos capacidade para vencê-los”, comentou a psicanalista.

Outra palestra proferida foi a do psicólogo Wagner Costa, que trouxe aos funcionários da ALE-RR algumas doenças mentais relacionadas ao ambiente de trabalho. Ele informou, por exemplo, que a síndrome de Burnout recentemente foi incluída como doença associada ao trabalho, devido a característica do esgotamento profissional.

“A principal preocupação hoje é o estresse, tanto que o Brasil é considerado o segundo país mais estressado do mundo. Essa situação leva a [síndrome de] Burnout, porque essa doença é estresse não trabalhado adequadamente. Então, as pessoas precisam criar uma cultura de saúde mental e colocarem nas suas vidas atitudes, hábitos e comportamentos que possam gerar emoções positivas”, aconselhou Costa.

A diretora da Secretaria Especial, Glauci Gembro, destacou que a iniciativa das palestras atende à Lei nº1220/2017. A norma instituiu a campanha Janeiro Branco em Roraima e objetiva a realização de ações educativas para o bem-estar da mente.

“Considerando a relevância da lei, trouxemos para os servidores da Secretaria Especial da Mulher, Ouvidoria-Geral e do gabinete da deputada Joilma Teodoro aspectos importantes sobre saúde mental, pois a abordamos sobre vários pilares. Assim, pretendemos melhorar o emocional, a parte física e nutricional dos trabalhadores por meio de ações que serão realizadas durante o ano todo”, informou a diretora.

Quem aprovou a iniciativa do evento foi a assessora parlamentar Talita Sobrinho. A servidora declarou que atividades como essa promovem um melhor ambiente no trabalho e desenvolvem os servidores.

“É importante esse diferencial que a Assembleia Legislativa traz, porque se investe no servidor não somente como profissional, mas também para que ele cresça pessoalmente. Afinal, essas informações a gente aprende aqui e espalha para outras pessoas, seja no nosso meio de trabalho ou nossa família”, refletiu a assessora.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Veja também:

Caer reforça controle na qualidade da água em Normandia
Em 10 de dezembro de 2025
GRANDE MÉRITO
ALERR reconhece trajetória de militares com medalha do Mérito Legislativo
Em 10 de dezembro de 2025
Inscrições para processo seletivo do Ceforr estão abertas até 11 de dezembro
Em 10 de dezembro de 2025
Escola Estadual Genira Brito se destaca e conquista o 1º lugar em nove categorias no XXXI Festival de Bandas Escolares
Em 9 de dezembro de 2025
Ação integrada das forças de segurança resulta na prisão de suspeito de tráfico em Rorainópolis
Em 9 de dezembro de 2025
Governo de Roraima inicia entrega de brinquedos nos municípios
Em 7 de dezembro de 2025