Pesquisar
Imagem/Divulgação

DEBATE SOCIAL Assembleia Legislativa discute discriminação, assédio moral e sexual no ambiente de trabalho | ALE-RR

Evento faz parte da programação da Semana do Ouvidor promovida pela Ouvidoria-Geral do Poder Legislativo – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu, nesta terça-feira (26), o evento intitulado “Assédio moral, sexual e discriminação” com o intuito de apresentar as particularidades desses crimes tão presentes no ambiente de trabalho. A ação faz parte da programação da Semana do Ouvidor, promovida pela Ouvidoria-Geral da Casa Legislativa.

Para uma plateia de servidores e estudantes do ensino médio, o evento abordou os tipos de discriminação, a exemplo da racial, de gênero, de orientação sexual e de nacionalidade. Além disso, a atividade proporcionou a identificação de comportamentos que caracterizam o assédio moral e sexual.

O ouvidor-geral da ALE-RR, deputado Isamar Júnior (Podemos), destacou que o evento é mais uma forma de apresentar o assunto à sociedade, com o objetivo de facilitar a denúncia desses crimes.

Isamar Junior, ouvidor-geral da ALE-RR: ‘Temos profissionais capacitados para lidar com casos de assédio moral ou sexual’ – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“É algo que ocorre mais frequentemente a cada dia. Algumas pessoas talvez não se sintam à vontade para falar ou inseguras para abordar o assunto, mas a Ouvidoria da Assembleia Legislativa está pronta para atender. Temos profissionais capacitados para lidar com casos de assédio moral ou sexual, sendo que tudo é tratado no mais absoluto sigilo”, frisou o parlamentar.

Um dos palestrantes foi o ouvidor da Controladoria-Geral da União (CGU), Celso Duarte. Ele apresentou os aspectos constitucionais que envolvem os direitos humanos e fundamentais e declarou que essas ações buscam evitar comportamentos discriminatórios.

Celso Duarte, ouvidor da CGU: ‘A palestra contribuiu um pouco mais para a conscientização e respeito às diferenças’ – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Trouxemos uma noção jurídica das consequências de falas e atitudes discriminatórias para as pessoas que não sabem da importância de conviver com os diferentes. Então, a palestra contribuiu um pouco mais para a conscientização e respeito às diferenças referentes aos migrantes, às pessoas que têm orientação sexual diferente, enfim, das pessoas mais oprimidas da sociedade”, disse o ouvidor.

O evento contou também com a coordenadora-geral de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar do Governo do Estado, Patrícia Maciel, que proferiu palestra sobre assédio moral. A servidora declarou que a discussão do tema é relevante para combater esse tipo de crime no âmbito laboral.

Umas das palestrantes foi Patrícia Maciel, coordenadora-geral de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar do Governo do Estado – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Hoje nós sabemos que a sociedade vive uma mudança de comportamento, pois o que era tolerado há algumas décadas, hoje não é mais. Nesse sentido, a gente sabe que ferir o outro na dignidade moral e na sua autoestima profissional pode trazer males, inclusive, para a saúde dessas pessoas. E, infelizmente, a gente tem muitas queixas desse tipo de comportamento”, disse Patrícia.

 

 

 

Kauan Santos, estudante: ‘A palestra foi bem importante para conscientizar o pessoal’ – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

Kauan Santos, aluno do segundo ano do ensino médio, acompanhou as palestras e aprovou a iniciativa. “Foram realmente muito boas, pois ensinaram mais sobre nosso futuro, bem como aprendemos sobre o direito e as consequências do bullying. Foi bem importante para conscientizar o pessoal”, disse o estudante.

Para acessar os registros fotográficos do evento, basta acessar o Flickr da Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.

Canais de atendimentos da Ouvidoria

Os interessados em enviar demandas para a Ouvidoria-Geral da ALE-RR, podem fazê-lo por meio de atendimento presencial na sede da instituição, na Avenida Santos Dumont, nº 1.470, bairro Aparecida, das 8h às 18h. Em Rorainópolis, o núcleo funciona entre as ruas Maranhão e Ulysses Guimarães, S/N, das 8h às 18h.

O contato também pode ser feito virtualmente. Para isso, o interessado deve utilizar os números (95) 98402-2474, em Boa Vista, e o (95) 98402-7039, em Rorainópolis. Pode ainda acessar via e-mail (ouvidoria@al.rr.leg.br) ou pela plataforma on-line disponível pelo link https://al.rr.leg.br/sistema-ouvidoria-geral/.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

Veja também:

Empreendedor roraimense participa de rodadas de negócios internacionais na Beauty Fair
Em 10 de setembro de 2025
SAÚDE MENTAL
Assembleia Legislativa reforça ações para o Setembro Amarelo em defesa da vida
Em 10 de setembro de 2025
Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação
Em 10 de setembro de 2025
Rio tem alerta para ventos fortes nesta terça-feira
Em 10 de setembro de 2025
Caer investe em redução de perdas e adquire mais 7 mil hidrômetros
Em 10 de setembro de 2025
Unidos pelo amor à profissão, empreendedores do Sebrae se capacitam na Beauty Fair 2025
Em 10 de setembro de 2025