Pesquisar
Imagem/Divulgação

Sesau promove oficina de Vigilância Entomológica e Controle Vetorial da Malária

A vigilância entomológica e o controle vetorial da malária têm sido os principais pontos abordados na oficina promovida desde o dia 07 de outubro em Rorainópolis, município situado na região sul do Estado.

A atividade é uma iniciativa do Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), com o apoio do Ministério da Saúde e da Transnorte Energia, empresa responsável por conectar o Estado ao Sistema Interligado Nacional de energia, através do Linhão de Tucuruí.

De acordo com o gerente do Núcleo de Controle da Malária, Gerson Castro, a oficina faz parte das ações previstas no Calendário Nacional de Eliminação da Malária, tendo como propósito fortalecer o desenvolvimento de iniciativas de vigilância e controle para a redução da incidência de casos nos municípios roraimenses considerados prioritários.

“O objetivo da oficina é treinar e refinar a conduta dos técnicos em entomologia e controle vetorial, visando uma melhor vigilância, realizar um trabalho mais elaborado em relação à malária, com a identificação de criadouros, do tipo de mosquito transmissor, além do controle do vetor, tanto por borrifação intradomiciliar [dentro dos domicílios] quanto peridomiciliar [área externa das residências]”, afirmou.

Além de Rorainópolis, a oficina conta com a participação de técnicos dos municípios de Boa Vista, Cantá, Caracaraí e Mucajaí.

“Também estamos ministrando ações voltadas para os agentes de endemias, para que eles possam ser multiplicadores de conhecimento em seus municípios, atuando de forma mais organizada, com foco e economicidade”, ressaltou Castro.

O agente de endemias de Rorainópolis, Clayson Batista, acredita que a equipe do município terá maior dinamismo com os novos ensinamentos.

“Esse curso é fundamental para a nossa atuação, pois possibilita que nossa equipe aprimore as atividades, tanto no combate quanto no controle dessa doença. Ele também nos permite intensificar o plano de eliminação da malária”, completou.

As ações da oficina seguem até esta sexta-feira, dia 18, resultando em uma carga horária de 80 horas.

Publicidade

Veja também:

Comissão aprova dedução do IR de gastos com cuidador de pessoa com deficiência
Em 12 de setembro de 2025
PM ambiental fecha dez fábricas clandestinas de balões em São Paulo
Em 12 de setembro de 2025
CONCURSO DA POLÍCIA PENAL
Comissão Especial da ALERR cobra do governo medidas para convocar 95 aprovados
Em 12 de setembro de 2025
Governo de Roraima avança com obra de iluminação da RR-205 e trecho inicial entrará em funcionamento a partir de outubro
Em 11 de setembro de 2025
Polícia Civil conclui investigação de roubo e prende suspeito em Boa Vista
Em 11 de setembro de 2025
Sicoob UniCentro Norte Brasileiro inicia operações com Fundo de Aval do Sebrae e expande acesso ao crédito para pequenos
Em 11 de setembro de 2025