Pesquisar
Imagem/Divulgação

TURISTEA
Encerramento do projeto da ALE-RR marca avanço no turismo inclusivo em Roraima

Projeto encerra com mais de 100 pessoas beneficiadas – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

Nesta sexta-feira (6), o projeto “Turistea – Turismo Inclusivo”, promovido pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), integrante do Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), encerrou suas atividades de 2024 com uma programação especial. O evento incluiu uma exposição fotográfica que destacou momentos do projeto e a entrega de certificados às empresas capacitadas que contribuíram para a sua execução.

O Turistea visa integrar pessoas com deficiência ao setor de turismo, com foco especial em autistas, promovendo experiências acessíveis e inclusivas. Além disso, capacita empresas locais para atender adequadamente esse público, ampliando a acessibilidade e a conscientização no setor.

Transformação e inclusão

A dona de casa Andréia Luz, uma das beneficiárias do projeto, compartilhou sua experiência. Ela e seu filho autista, Aguinaldo, visitaram o Lago do Robertinho, onde puderam vivenciar momentos marcantes.

A dona de casa Andréia Luz tem o filho Aguinaldo como um dos beneficiários do Teamarr – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“Quando ele começou, estava muito triste e retraído. Mas, com a terapia no Teamarr, percebi uma grande melhora. Durante o passeio, ele começou a interagir e conversar com os outros, algo que antes não fazia. Agora está muito melhor”, relatou Andréia.

Já a empresária Maiara Garcia, uma das profissionais capacitadas pelo projeto, destacou o impacto positivo da experiência.

 

 

 

A empresária Maiara Garcia foi uma das certificadas pelo Turistea – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“A capacitação foi transformadora, tanto para minha empresa quanto para meu trabalho técnico. Com isso, consegui especializar meu atendimento inclusivo, oferecendo atividades sensoriais e dinâmicas que fazem diferença no trabalho com crianças”, afirmou.

 

 

 

 

Resultados e projeções

A idealizadora do projeto, Jane Lira, servidora do Teamarr, destacou o alcance das ações realizadas no segundo semestre de 2024.

A servidora Jane Lira idealizou e coordenou o projeto no Teamarr – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“Atendemos 54 crianças e 108 pessoas participaram dos passeios. Contamos com o apoio do Senac [Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial], empresas de turismo e profissionais do Teamarr. Estamos concluindo as atividades deste ano, mas, em 2025, teremos novos passeios e programações”, adiantou.

Para a deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, o projeto teve impacto significativo devido à parceria com o setor privado, promovendo um turismo mais inclusivo.

 

 

Deputada Angela Águida Portella: “Imagino que vamos iniciar um novo momento, em que as pessoas terão um olhar diferenciado para as pessoas que têm deficiência” – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“Hoje é o encerramento do projeto, um momento de gratidão e homenagem às famílias e profissionais envolvidos. A partir de agora, acredito que estamos iniciando uma nova etapa, com um olhar diferenciado para as pessoas com deficiência, incluindo espaços turísticos adaptados”, destacou a parlamentar.

 

 

 

 

 

Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

Os registros fotográficos da iniciativa estão disponíveis no Flickr da Assembleia Legislativa de Roraima: Clique aqui.

 

 

 

 

 

Sobre o Turistea

O projeto

Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

O projeto “Turistea – Turismo Inclusivo” teve início em setembro de 2024 com treinamentos e qualificações voltadas a profissionais do setor turístico. As atividades incluíram oficinas sobre primeiros socorros, gerenciamento de crises e atendimento a pessoas com deficiência.

Na etapa prática, beneficiários do Teamarr participaram de visitas a atrações turísticas em Boa Vista, como o Bosque dos Papagaios, o Centro Histórico de Boa Vista e o Lago do Robertinho, vivenciando experiências que reforçam a importância de um turismo acessível e acolhedor.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Fonte: SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO – ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Publicidade

Veja também:

Guarda-vidas buscam casal que desapareceu na Praia do Leme
Em 13 de setembro de 2025
‘O VOO DA BAILARINA’
Alunas do CCJuv fazem último ensaio antes da grande apresentação
Em 13 de setembro de 2025
Reunião prepara lançamento do Diálogos para o Futuro em Rorainópolis
Em 13 de setembro de 2025
Comunidade indígena de Roraima é reconhecida como exemplo de turismo responsável no Brasil
Em 12 de setembro de 2025
GOVERNANÇA CLIMÁTICA
ALERR participa do lançamento IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas
Em 12 de setembro de 2025
Caravana encerra atividades em Roraima com itinerância em Amajari
Em 12 de setembro de 2025