Pesquisar
Imagem/Divulgação

Prédio doado pelo Governo ao Tribunal de Justiça foi reinaugurado nesta quinta-feira, 12

Uma parceria firmada entre o Governo de Roraima e o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) possibilitou a criação do novo Fórum da Cidadania, reinaugurado nesta quinta-feira, 12, no prédio do Palácio Latife Salomão.

O patrimônio foi cedido ao TJRR em 2017, na gestão da governadora Suely Campos. Abandonado e ocupado por venezuelanos, o prédio recebeu, ainda em 2023, recursos do Governo de Roraima para sua revitalização. O documento que formalizou a parceria foi assinado pelo governador Antonio Denarium e pelo presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento.

“É um momento muito importante participar da inauguração do Fórum da Cidadania no prédio do Latife Salomão. Essa parceria com o TJRR, na qual transferimos cerca de R$ 6,2 milhões para a revitalização do edifício, permitirá abrigar diversas Varas de Justiça e proporcionar um atendimento melhor à população”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

O projeto Fórum da Cidadania, desenvolvido pelo Poder Judiciário de Roraima em parceria com o Governo do Estado, será uma extensão importante do Judiciário, com unidades que terão contato mais direto com a população.

Além de concentrar os principais serviços do Poder Judiciário de Roraima, o espaço também oferecerá serviços do Governo do Estado, facilitando o acesso do cidadão.

“Teremos várias ações que levarão atendimento direto à população. Podemos instalar delegacias, Procon, Detran, Caer, Femarh, e, com a Polícia Civil, oferecer serviços como a emissão de carteiras de identidade. Tudo o que for necessário para aproximar o Governo da população”, pontuou o governador.

O presidente do TJRR, Jésus Nascimento, falou sobre o momento e revelou os principais serviços que serão disponibilizados na nova estrutura.

“Estamos inaugurando o Fórum da Cidadania, onde funcionarão os principais atendimentos do Judiciário voltados à população mais carente. Teremos três Varas de Justiça [Vara da Justiça Itinerante; Juizados Especiais Cíveis; Varas da Infância e Juventude], além do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, serviços do Estado e da Prefeitura, ou seja, uma central de atendimento ao cidadão boavistense”, afirmou.

O desembargador também fez questão de destacar a importância da parceria com o Executivo estadual para a concretização do projeto.

“O Governo do Estado foi um dos principais parceiros na realização desse projeto, a começar pela doação do prédio. Quando tivemos a ideia de construir o Fórum, o governador Antonio Denarium, de imediato, concordou e contribuiu com a transferência de recursos e algumas ideias”, revelou.

O Fórum também integrará diversos órgãos parceiros, como o Ministério Público do Estado, a Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos seus direitos.

ESTRUTURA PRESERVADA

O Palácio Latife Salomão foi construído em 1992, na gestão do governador Ottomar de Souza Pinto. O projeto para a implementação do Fórum da Cidadania teve início em novembro de 2023 e incluiu reformas e melhorias na área interna e externa, mantendo a arquitetura original.

A obra ocupa 4.100m² e conta com um auditório com 57 assentos, 90 vagas de estacionamento, guarita, lanchonete, cisterna para reutilização de águas pluviais, subestação de energia e abrigo para geradores.


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

Publicidade

Veja também:

Governo de Roraima avança com obra de iluminação da RR-205 e trecho inicial entrará em funcionamento a partir de outubro
Em 11 de setembro de 2025
Polícia Civil conclui investigação de roubo e prende suspeito em Boa Vista
Em 11 de setembro de 2025
Sicoob UniCentro Norte Brasileiro inicia operações com Fundo de Aval do Sebrae e expande acesso ao crédito para pequenos
Em 11 de setembro de 2025
GARANTIA DE DIREITOS
Procon Assembleia destaca 35 anos do Código de Defesa do Consumidor e reforça compromisso com a população
Em 11 de setembro de 2025
Câmara aprova regime de urgência para dois projetos
Em 11 de setembro de 2025
Ciclismo roraimense garante primeiro pódio de competição nacional
Em 11 de setembro de 2025