Pesquisar
Imagem/Divulgação

Setrabes promove projeto “Trilhas da Prevenção: Escolhas que Contam” nas escolas

A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) promoveu o I Campeonato Droga Zero: Trilhas da Prevenção, em Mucajaí para desenvolver e implementar um campeonato intersetorial do jogo de tabuleiro educativo “Trilhas da Prevenção: Escolhas que Contam”, direcionado a adolescentes e jovens da rede estadual de ensino. A ação foi realizada em parceria com a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e executada pela Ceped (Coordenação Estadual da Política de Enfrentamento às Drogas).

O evento visa promover a prevenção ao uso de drogas, fortalecer políticas públicas nas áreas de esporte, igualdade racial, juventude e empregabilidade, além de facilitar o acesso a serviços socioassistenciais e reduzir as vulnerabilidades sociais. Também busca ampliar as oportunidades integradas para os participantes.

De forma lúdica e simplificada, o campeonato abordou temas como os efeitos das drogas no corpo e na sociedade, como identificar situações de risco e a importância de pedir ajuda especializada. O objetivo é sensibilizar os alunos das escolas estaduais sobre a importância das escolhas saudáveis e da prevenção ao uso de substâncias psicoativas.

A secretária do Trabalho e do Bem-Estar Social, Tânia Soares, ressaltou a importância de conscientizar a comunidade sobre a prevenção ao uso de drogas e promover um ambiente saudável e integrador para os jovens.

“O projeto Droga Zero está sendo realizado em diversas escolas. A equipe da Coordenação de Enfrentamento às Drogas tem feito um trabalho eficaz, utilizando abordagens lúdicas e interativas. Assim, os alunos conseguem interagir e entender o conteúdo apresentado pelo jogo de tabuleiro, com perguntas e respostas sobre escolhas saudáveis e a prevenção ao uso de drogas”, afirmou.

A escola Padre José Monticone foi a campeã do I Campeonato Droga Zero: Trilhas da Prevenção. O professor Nemésio Filho destacou a relevância do evento para a conscientização dos alunos, enfatizando a interatividade e a participação dos presentes.

“Esse evento foi muito importante para a conscientização dos alunos, além de mostrar a realidade da vida. Foi uma tarde interativa e participativa para todos os que participaram do projeto Droga Zero”, disse o docente.

A psicóloga Clarice de Sousa enfatizou o objetivo de engajar a juventude em atividades saudáveis, destacando que o projeto visa promover a conscientização sobre a prevenção ao uso de drogas por meio de uma competição lúdica entre os alunos.

“O foco do projeto é a prevenção. A coordenação criou o Trilhas da Prevenção para levar às escolas de maneira lúdica, por meio de um jogo adaptado que fala sobre a prevenção das drogas. Mucajaí foi o primeiro município a receber o I Campeonato Droga Zero, que seguirá para outras localidades”, concluiu.


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

Publicidade

Veja também:

Empreendedor roraimense participa de rodadas de negócios internacionais na Beauty Fair
Em 10 de setembro de 2025
SAÚDE MENTAL
Assembleia Legislativa reforça ações para o Setembro Amarelo em defesa da vida
Em 10 de setembro de 2025
Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação
Em 10 de setembro de 2025
Rio tem alerta para ventos fortes nesta terça-feira
Em 10 de setembro de 2025
Caer investe em redução de perdas e adquire mais 7 mil hidrômetros
Em 10 de setembro de 2025
Unidos pelo amor à profissão, empreendedores do Sebrae se capacitam na Beauty Fair 2025
Em 10 de setembro de 2025