Pesquisar
Imagem/Divulgação

GOVERNANÇA CLIMÁTICA
ALERR participa do lançamento IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) participou, nesta sexta-feira (12), do lançamento do IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas, que será sediado no estado de 22 a 24 de outubro, no auditório do Centro Amazônico de Fronteira (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A quarta edição do evento terá como tema “Governança Climática e Justiça Socioambiental: o papel do Setor Público e dos Tribunais de Contas na construção da sustentabilidade”.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), compôs a mesa de autoridades do evento e ressaltou os avanços de Roraima na preservação ambiental.

Presidente da ALERR, Soldado Sampaio, destaca os avanços de Roraima na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável – Marley Lima/SupCom-ALERR

“Roraima tem mais de 86% do território preservado e um zoneamento recém-aprovado que é referência nacional. Temos avançado em políticas ambientais alinhadas ao Código Florestal e criado milhões de hectares de novas áreas de preservação, mostrando que é possível conciliar proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, somos capazes de criar nosso próprio modelo de sustentabilidade”, destacou.

O deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União) também participou da cerimônia e avaliou que o evento contribuirá para projetar Roraima no debate nacional sobre sustentabilidade.

Deputado Dr. Cláudio Cirurgião ressalta o potencial de Roraima para debater desenvolvimento aliado à preservação – Marley Lima/SupCom-ALERR

“Nada melhor do que o Estado de Roraima, que tem muitas riquezas minerais e vegetais e está em pleno desenvolvimento, para debater esse tema. Foi citada a exploração de petróleo na Bacia do Rio Tacutu e também a exploração de terras raras no estado, mas todo esse desenvolvimento precisa acontecer de forma guiada pela sustentabilidade e em consonância com a preservação ambiental”, afirmou.

 

 

Coordenador do congresso, Bismarck Dias de Azevedo, enfatiza a importância de Roraima sediar um evento nacional sobre sustentabilidade – Marley Lima/SupCom-ALERR

Já o coordenador do congresso, conselheiro Bismarck Dias de Azevedo, enfatizou a relevância da escolha do estado como sede da quarta edição. “A importância desse evento para Roraima é enorme, pois temos a expectativa de receber mais de 300 autoridades de diversas regiões para debater os desafios e problemas ambientais da Amazônia e, principalmente, do estado”, frisou.

 

 

Um dos anfitriões do evento, o presidente do TCERR, conselheiro Brito Bezerra, ressaltou a necessidade de aprofundar as discussões sobre sustentabilidade no bioma amazônico.

Presidente do TCE-RR, Brito Bezerra, defende a produção com responsabilidade e sustentabilidade para as futuras gerações – Marley Lima/SupCom-ALERR

“Uma pauta mais do que importante é a ambiental. Estamos realizando um evento pré-COP [Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas] para que possamos nos aprofundar no bioma amazônico e apresentar políticas públicas às autoridades com mandato eletivo. Não podemos apenas produzir, precisamos produzir com sustentabilidade e manter o meio ambiente”, refletiu Bezerra.

Sobre o congresso

O congresso terá um pavilhão dedicado à bioeconomia, com espaço para expositores apresentarem soluções inovadoras e sustentáveis desenvolvidas em Roraima e na Amazônia. A realização do evento no estado frisa o compromisso dos Tribunais de Contas com a fiscalização de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à proteção do meio ambiente.

 

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO Leia mais

Publicidade

Veja também:

Reunião prepara lançamento do Diálogos para o Futuro em Rorainópolis
Em 13 de setembro de 2025
Comunidade indígena de Roraima é reconhecida como exemplo de turismo responsável no Brasil
Em 12 de setembro de 2025
GOVERNANÇA CLIMÁTICA
ALERR participa do lançamento IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas
Em 12 de setembro de 2025
Caravana encerra atividades em Roraima com itinerância em Amajari
Em 12 de setembro de 2025
Comissão aprova dedução do IR de gastos com cuidador de pessoa com deficiência
Em 12 de setembro de 2025
PM ambiental fecha dez fábricas clandestinas de balões em São Paulo
Em 12 de setembro de 2025