Pesquisar
Imagem/Divulgação

Comissão aprova inclusão de agricultores de subsistência na categoria de extrativistas

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3913/25, que equipara agricultores familiares de subsistência aos agricultores extrativistas. A proposta altera a Política Nacional da Agricultura Familiar.

A mudança reconhece que esses produtores compartilham práticas tradicionais, baixo impacto ambiental e uso predominante de mão de obra familiar, características já previstas para extrativistas como ribeirinhos, castanheiros e pescadores artesanais.

Na prática, o novo enquadramento permitirá que agricultores que produzem para o próprio consumo tenham acesso às mesmas políticas públicas destinadas ao extrativismo sustentável, incluindo linhas de crédito, assistência técnica e programas de fomento e proteção socioambiental.

O relator, deputado Daniel Agrobom (PL-GO), defendeu a aprovação do projeto de lei de autoria do deputado Lucio Mosquini (MDB-RO). Agrobom fez um ajuste na redação original que não altera o conteúdo da proposta. Segundo ele, o projeto corrige desigualdades no acesso às políticas públicas.

“Os agricultores familiares de subsistência compartilham as mesmas condições socioeconômicas e ambientais dos extrativistas, desempenhando papel igualmente relevante na segurança alimentar, conservação da biodiversidade e preservação dos modos de vida tradicionais”, reforçou.

Próximos passos
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Fonte e imagens: CÂMARA DOS DEPUTADOS DA AGÊNCIA CAMARA Leia mais

Publicidade

PUBLICIDADE

Veja também:

POLO SENADOR HÉLIO CAMPOS
CCJuv promove evento que reforça tradição e aprendizado da capoeira
Em 7 de dezembro de 2025
ENSAIO GERAL
CCJuv reúne elenco do espetáculo de Natal “Árvore de Esperança”
Em 6 de dezembro de 2025
Mutirão de cirurgias de hérnia deve reduzir fila e fortalecer equipes cirúrgicas em Roraima
Em 6 de dezembro de 2025
“21 DIAS DE ATIVISMO”
Emoção e ativismo feminino pelo fim da violência contra mulher marcam podcast da ALERR
Em 6 de dezembro de 2025
Governo de Roraima inicia entrega de 45 mil brinquedos no interior
Em 5 de dezembro de 2025
CONFERÊNCIA NACIONAL
ALERR destaca participação e contribuições nos três dias da 28ª Unale
Em 5 de dezembro de 2025