Pesquisar
Imagem/Divulgação

JANEIRO BRANCO Podcast da Assembleia Legislativa de Roraima aborda cuidados com saúde mental | ALE-RR

A Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) transmite, nesta segunda-feira (22), a partir das 15h, um podcast voltado para os cuidados com a saúde mental.

A iniciativa faz parte da campanha Janeiro Branco e será aberta para participação popular por meio do WhatsApp (95) 98402-2774, com transmissão pela TV Assembleia, canal 57.3, e pelo canal da Casa no YouTube.

Foram convidados para participar do debate o psicólogo Wagner Costa, a psicanalista do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) e a diretora da Secretaria Especial da Mulher (antiga Procuradoria), Glauci Gembro. A mediação da discussão fica por conta do jornalista Josué Ferreira.

De acordo com a diretora de Rádio e TV do Poder Legislativo, Camila Dall’Agnol, no ano passado foram realizados dois podcasts: um sobre a causa animal e outro direcionado para o Setembro Amarelo. Segundo ela, as produções foram um sucesso e, por isso, para 2024, a ideia é desenvolver um podcast por mês.

“Esse formato de debate é a nova realidade da comunicação. Nossas transmissões em 2023 foram um experimento e deram certo. O Janeiro Branco é muito confundido com o Setembro Amarelo, que é voltado para o combate ao suicídio, enquanto este mês é uma abordagem mais positiva, de autocuidado, para iniciar o ano de uma maneira diferente”, disse.

Violência doméstica

O debate também vai abordar a violência contra a mulher, já que uma das agressões praticadas é a psicológica. Soma-se a isso o fato de que, nesse período de férias, há uma tendência de crescimento nos casos de violência no ambiente familiar, já que a presença do homem é maior em casa.

“A população vai poder tirar dúvidas, entender a importância da campanha, o que a lei prevê. Na secretaria, vamos fazer uma palestra sobre o Janeiro Branco, porque sabemos que vários fatores influenciam na saúde emocional, como a parte financeira, o psicológico, a espiritualidade. Temos o cuidado com a saúde mental dos servidores, para que possam atender melhor as mulheres em situação de risco”, afirma Glauci Gembro.

Mulheres que precisam de atendimento psicológico, jurídico e de assistência social, podem entrar em contato com a Secretaria Especial da Mulher por meio do Zap Chame, disponível no WhatsApp (95) 98402-0502. O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados.

Homens que também queiram participar dos encontros do Centro Reflexivo Reconstruir para repensar comportamentos agressivos podem procurar a sede da secretaria, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida, em Boa Vista. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço.

 

 

Texto: Josué Ferreira

Foto: Nonato Sousa

SupCom ALERR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

Veja também:

Reunião prepara lançamento do Diálogos para o Futuro em Rorainópolis
Em 13 de setembro de 2025
Comunidade indígena de Roraima é reconhecida como exemplo de turismo responsável no Brasil
Em 12 de setembro de 2025
GOVERNANÇA CLIMÁTICA
ALERR participa do lançamento IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas
Em 12 de setembro de 2025
Caravana encerra atividades em Roraima com itinerância em Amajari
Em 12 de setembro de 2025
Comissão aprova dedução do IR de gastos com cuidador de pessoa com deficiência
Em 12 de setembro de 2025
PM ambiental fecha dez fábricas clandestinas de balões em São Paulo
Em 12 de setembro de 2025