Pesquisar
Imagem/Divulgação

APOIO FUNDAMENTAL Mãe com autismo relata suporte do Teamarr que garante qualidade de vida e desenvolvimento social | ALE-RR

Sueli Rocha relatou situação familiar durante visita de Soldado Sampaio ao Teamarr – Foto: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“O Teamarr salvou as nossas vidas”, disse Sueli Rocha, de 44 anos, que é autista e mãe de dois adolescentes de 15 e 18 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendidos pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Ela contou que, após receber o diagnóstico com os filhos, tudo se esclareceu e passou a fazer sentido, e o Teamarr tem sido fundamental neste processo, uma vez que ela passou a vida inteira se sentindo mal por suas características atípicas e acompanhou o sofrimento dos filhos que desenvolveram comorbidades devido ao autismo.

“Meus dois filhos tinham crises intensas de ansiedade e depressão. A minha filha de 18 anos estudava à distância porque não conseguia sair de casa, por exemplo. Com poucas semanas de atendimento, já notei melhora. Ela sai, vai ao cinema, passeia na praça e faz amizades”, iniciou.

Antes, os dois faziam terapia convencional, o que não ajudou a nenhum deles. Entretanto, Sueli viu no Teamarr a oportunidade de mudar essa realidade.

“Assim que inaugurou, eu os candidatei às vagas e aguardei até serem chamados. Eles fazem terapia uma vez por semana e contam que recebem o exato tratamento de que precisam. Eu só tenho a agradecer por isso”, afirmou emocionada.

O relato aconteceu durante visita do presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), à unidade. O parlamentar visitou as salas de atendimento e acompanhou a dinâmica do acolhimento às crianças e adolescentes.

Sampaio falou da importância de os poderes públicos darem atenção às pessoas com TEA e ressaltou que a Assembleia Legislativa assumiu essa responsabilidade por meio do Teamarr.

Presidente da Casa recebeu placa de agradecimento da deputada Angela Águida Portella – Foto: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Crianças, mães, famílias inteiras pedem ajuda, e vir até aqui nos deixa ainda mais sensíveis a essa causa. Precisamos, inclusive, implementar mais políticas voltadas ao atendimento a esse público”, complementou.

Na ocasião, o parlamentar recebeu uma placa de agradecimento da deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário, vinculado ao Teamarr, por ele abraçar a ideia de criar o Centro.

A presidente frisou que a unidade já se tornou referência no Estado pelo atendimento de qualidade e evolução dos atendidos.

Deputados reforçam importância do Teamarr – Foto: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“A importância desse trabalho é levar aos pais esse sentimento de que eles não estão sós, que estão amparados. Cada um de nós [parlamentares] assume o papel de fazer a transformação social”, disse.

 

 

 

Teamarr

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) funciona na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco, em Boa Vista, e atende crianças e adolescentes com serviços nas áreas de psicologia, nutrição, fisioterapia, enfermagem e assistência social.

 

 

 

 

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

Veja também:

Guarda-vidas buscam casal que desapareceu na Praia do Leme
Em 13 de setembro de 2025
‘O VOO DA BAILARINA’
Alunas do CCJuv fazem último ensaio antes da grande apresentação
Em 13 de setembro de 2025
Reunião prepara lançamento do Diálogos para o Futuro em Rorainópolis
Em 13 de setembro de 2025
Comunidade indígena de Roraima é reconhecida como exemplo de turismo responsável no Brasil
Em 12 de setembro de 2025
GOVERNANÇA CLIMÁTICA
ALERR participa do lançamento IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas
Em 12 de setembro de 2025
Caravana encerra atividades em Roraima com itinerância em Amajari
Em 12 de setembro de 2025