Pesquisar
Imagem/Divulgação

Escola Estadual desenvolve projeto que incentiva o interesse dos alunos nos estudos através do empreendedorismo | ASN Roraima

Ação evidencia que o reaproveitamento de materiais pode ser um grande negócio.

Atrair o interesse e a motivação dos estudantes nem sempre é uma tarefa fácil, pensando nisso, a Escola Estadual Buritis, criou o “Projeto Valores” que incentiva os alunos a melhorarem seu desempenho nas atividades escolares por meio de uma ‘mini’ loja de variedades estruturada na instituição.

Projeto foi implementado, com o propósito de trabalhar os princípios da sustentabilidade e do empreendedorismo, sendo o foco principal, mostrar para os alunos que estudar é algo positivo, divertido e necessário.

Nossa ideia é evidenciar a importância da escola e os motivos pelos quais é preciso se dedicar a está tarefa, como um compromisso e responsabilidade com o próprio futuro, explicou Ivete Rosa Ivo, gestora da Escola.

Baseado na valorização de alguns critérios como assiduidade, frequência, participação e o não uso do celular, os alunos recebem notas de acordo com esses méritos que são utilizados por eles na loja de variedades que a escola montou através de doações.

Somos atendidos pela Educação Empreendedora do Sebrae/RR, que além de dar apoio técnico também é um parceiro fundamental para o desenvolvimento do espírito empreendedor na escola, destacou a gestora.

O comportamento dos nossos alunos comprova que trabalhar o empreendedorismo foi algo importante dentro dessa jornada, pois é um pilar que estimula a criatividade e inovação, ao mesmo tempo que os preparam para o mercado, acrescentou.

Itens como bolsa, material escolar, material de higiene, roupas, calçados, brinquedos e alimentos, ficam disponíveis para os alunos comprarem conforme sua pontuação. Nesta atividade, eles recebem a “Moeda Buritis”, cédula fictícia confeccionada pela escola.

Temos um dia específico para eles terem esse poder de compra, o teto que eles recebem é 100 moedas buritis, que varia de 5 a 100 por pontos obtidos em cada critério. Um ponto equivale a cinco moeda, dois pontos dez moeda e três pontos uma cédula de vinte moeda Buritis, esclareceu.

Evidenciando que o reaproveitamento é uma forma de empreender, o “Projeto Valores” é uma iniciativa que utiliza desde recursos lúdicos a sociais (doações) para a realização de uma ação que promove o estímulo aos estudos, aproximando o âmbito escolar da comunidade em geral e parceiros, que juntos contribuem com a efetivação e realização do projeto.

PRÊMIO EDUCADOR TRANSFORMADOR

Premiação correalizada pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare identifica, valoriza e divulga projetos educacionais inovadores e transformadores, implementados por professores de todo o Brasil focados na educação empreendedora. Professores interessados em participar da 2ªEdição do Prêmio Educador Transformador têm até o dia 05 de fevereiro para se inscrever, não perca essa oportunidade!

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Publicidade

Veja também:

Empreendedor roraimense participa de rodadas de negócios internacionais na Beauty Fair
Em 10 de setembro de 2025
SAÚDE MENTAL
Assembleia Legislativa reforça ações para o Setembro Amarelo em defesa da vida
Em 10 de setembro de 2025
Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação
Em 10 de setembro de 2025
Rio tem alerta para ventos fortes nesta terça-feira
Em 10 de setembro de 2025
Caer investe em redução de perdas e adquire mais 7 mil hidrômetros
Em 10 de setembro de 2025
Unidos pelo amor à profissão, empreendedores do Sebrae se capacitam na Beauty Fair 2025
Em 10 de setembro de 2025