Pesquisar
Imagem/Divulgação

Governo de Roraima estimula produção de hortas nas escolas estaduais

Na manhã desta terça-feira, 10, o Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), apresentou a iniciativa “Horta na Escola: Sustentabilidade em Ação” no auditório da Escola Estadual Maria das Neves Rezende. A iniciativa busca envolver diretamente 8.561 estudantes de 15 escolas estaduais, dentre elas, duas indígenas.

A ação promove práticas sustentáveis, alimentação saudável e educação ambiental, sendo coordenada pela Divisão de Educação Ambiental e Temáticas, do Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais da Seed.

A abertura do evento contou com a presença da secretária de Gestão da Educação Básica da Seed, Raimunda Rodrigues, que destacou a importância do projeto para o fortalecimento do currículo escolar e o bem-estar dos alunos.

“Além de trazer a questão ambiental, por ser um tema muito recorrente, também leva os alunos a cuidar de uma horta na escola e em suas residências”, afirmou a secretária.

A chefe da Diab, Náiva Pereira, reforçou que a ação vai além da sustentabilidade, pois promove a educação alimentar e a consciência ambiental. “É buscar espaços alternativos, ociosos dentro da escola e utilizar materiais de uso sustentável, como o reaproveitamento de garrafas, pneus e vários tipos de utensílios de reuso”, explicou.

Escolas apresentam hortas que já estão em produção

Durante o evento, quatro escolas apresentaram o desenvolvimento de hortas que já estão em processo de produção: Escolas Estaduais Francisca Élzika de Souza Coelho, Olavo Brasil Filho, São José e o Colégio Estadual Militarizado Vitória Mota Cruz.

As etapas do processo incluem a construção dos canteiros, semeadura, transplante, adubação, irrigação e, por fim, a colheita. Parte da produção será utilizada na complementação da merenda escolar, promovendo uma alimentação mais saudável para os alunos, além de possivelmente integrar feiras e outras atividades escolares.

O estudante da Escola Estadual Francisca Élzika, Enzo Fatiel, também compartilhou sua experiência com a primeira fase da iniciativa. “É muito legal porque a gente aprende muitas coisas. Estamos contribuindo no dia a dia, interagimos com os alunos e professores e isso pode servir para o nosso futuro e até nos ajudar em casa”.

Publicidade

Veja também:

Reunião prepara lançamento do Diálogos para o Futuro em Rorainópolis
Em 13 de setembro de 2025
Comunidade indígena de Roraima é reconhecida como exemplo de turismo responsável no Brasil
Em 12 de setembro de 2025
GOVERNANÇA CLIMÁTICA
ALERR participa do lançamento IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas
Em 12 de setembro de 2025
Caravana encerra atividades em Roraima com itinerância em Amajari
Em 12 de setembro de 2025
Comissão aprova dedução do IR de gastos com cuidador de pessoa com deficiência
Em 12 de setembro de 2025
PM ambiental fecha dez fábricas clandestinas de balões em São Paulo
Em 12 de setembro de 2025