Pesquisar
Imagem/Divulgação

Inmetro verifica balanças em Operação Especial ‘Dia do Feirante’ — Agência Gov

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou uma Operação Especial em alusão ao Dia do Feirante, com o objetivo de garantir a conformidade das balanças utilizadas em feiras livres, mercados e outros estabelecimentos comerciais. A operação, que ocorreu entre os dias 9 e 23 de agosto, contou com a participação dos Órgãos Delegados do Inmetro e das superintendências de Goiás e Rio Grande do Sul.

Os estados participantes foram Tocantins, Roraima, Sergipe, Alagoas, Bahia, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.

Ao todo, 1.828 estabelecimentos foram fiscalizados em 52 municípios, resultando na inspeção de 2.869 balanças e na emissão de 139 autos de infração. A operação integra o Plano Nacional de Vigilância de Mercado.

Marcelo Morais, diretor da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel) do Inmetro, destacou que a fiscalização abrangeu não só as feiras livres, mas também restaurantes e padarias. “Essa ampliação do escopo de fiscalização contribui para combater o uso de instrumentos irregulares no mercado”, afirmou Morais.

.
.

Durante a operação, os comerciantes foram orientados sobre a importância de evitar a compra de balanças falsificadas e de garantir que os equipamentos estejam devidamente verificados e em conformidade com os requisitos técnicos do Inmetro. “É essencial que os comerciantes adquiram balanças em lojas especializadas, verificando sempre o modelo e a marca, que devem estar visíveis na parte frontal e traseira do equipamento”, acrescentou Morais.

Para o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, a operação promove a segurança do consumidor e um mercado mais justo. “As ações do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, especialmente com o foco nas balanças, reforçam a confiança dos consumidores na precisão das medições e ajudam os feirantes a entender a importância de estarem em conformidade com as normas do Inmetro, promovendo transparência nas relações comerciais”, afirmou Brito.

.
.

Dicas aos consumidores

  • Verifique se a balança possui o selo do Inmetro;
  • As informações devem estar em português;
  • A balança deve ter o lacre de segurança;
  • Mantenha a manutenção das balanças sempre em dia;
  • A balança deve estar em local de fácil visualização, e o visor precisa exibir o peso e o preço do produto;
  • Certifique-se de que a balança esteja em uma superfície plana, estável, bem iluminada e protegida da umidade e sujeira.

 

 




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

Publicidade

Veja também:

Guarda-vidas buscam casal que desapareceu na Praia do Leme
Em 13 de setembro de 2025
‘O VOO DA BAILARINA’
Alunas do CCJuv fazem último ensaio antes da grande apresentação
Em 13 de setembro de 2025
Reunião prepara lançamento do Diálogos para o Futuro em Rorainópolis
Em 13 de setembro de 2025
Comunidade indígena de Roraima é reconhecida como exemplo de turismo responsável no Brasil
Em 12 de setembro de 2025
GOVERNANÇA CLIMÁTICA
ALERR participa do lançamento IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas
Em 12 de setembro de 2025
Caravana encerra atividades em Roraima com itinerância em Amajari
Em 12 de setembro de 2025