Dando continuidade à semana de eventos voltados ao comércio exterior, teve início na manhã desta quinta-feira (17) a rodada de negócios do programa **Exporta Mais Brasil**, uma iniciativa conjunta da **ApexBrasil e do Sebrae Roraima**. O encontro, que sucede o [MeetUp](https://rr.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/sebrae-roraima-e-apexbrasil-promovem-encontro-com-foco-na-internacionalizacao-de-empresas-locais/) realizado na noite desta quarta (16), coloca empresários brasileiros frente a frente com compradores de sete países, buscando concretizar as oportunidades de exportação para produtos que vão da construção civil a alimentos e bebidas.
As empresas brasileiras participantes, muitas delas beneficiárias do **Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX)**, demonstraram a maturidade e o preparo para o mercado internacional, resultado do suporte contínuo oferecido pelo Sebrae Roraima.
Carol Schueng, analista do Sebrae Roraima e uma das coordenadoras do evento, detalha o preparo dos participantes.
> **Selecionamos empresas locais que já integravam o PEIEX, evidenciando uma maturidade maior por já terem sido capacitadas por nossa equipe. Aquelas que ainda não participavam do programa foram igualmente apoiadas em seu processo de preparação para a rodada, após serem aprovadas na seleção. Nossa meta foi que chegassem aqui o mais preparadas possível para concretizar negócios.** Explica.

**Conexão direta e oportunidades**
Pedro Netto, representante regional da ApexBrasil, enfatiza o foco das rodadas de negócios e explica a dinâmica da atividade.
> **“Nesses encontros, promovemos uma conversa direta e dinâmica, sem intermediários, entre a empresa brasileira e o comprador internacional. A ideia é que a empresa possa apresentar seu pitch, destacando seu diferencial, produto, preço, logística, localização e história. O comprador, por sua vez, fará perguntas para entender se o produto e a empresa brasileira são parceiros ideais para o mercado dele. O objetivo principal é iniciar um relacionamento comercial e, acima de tudo, gerar negócios, exportação, emprego e renda para o nosso país”**, esclarece.

Juliana Araújo, especialista em comércio exterior e competitividade da ApexBrasil, detalha como é feita a seleção das empresas que são apresentadas a compradores internacionais durante a rodada de negócios.
> **“Estamos recebendo hoje aqui no Sebrae 26 empresas brasileiras e 7 compradores internacionais para a rodada de negociação. As empresas brasileiras passaram por um rigoroso processo seletivo, no qual precisaram demonstrar diversas qualidades. Entre os critérios, era fundamental ter participado do PEIEX, avaliamos o website das empresas para verificar a existência de ferramentas ou apresentações em inglês ou espanhol, também temos um critério de política da Apex que beneficia empresas das regiões Norte e Nordeste e, por fim, empresas lideradas por mulheres ou pessoas negras, também são priorizadas.”**, explica.

**Oportunidades de negócios**
Akiesha Forrester, compradora da Guiana, do ramo de construção, elogiou o evento e se mostrou entusiasmada com as oportunidades de negócios.
> **Acredito que esta iniciativa tem sido excelente, especialmente por nos proporcionar a oportunidade de explorar a cultura brasileira, além de atender aos nossos interesses de negócios no Brasil. Parabenizo a ApexBrasil e o Sebrae Roraima pelo trabalho realizado. Posso assegurar que nossa equipe está muito animada por estar aqui.** Disse.

O mesmo otimismo é percebido pelos empresários que estão oferecendo seus produtos aos compradores internacionais. Tácito Moreira, também do setor de construção, vê grande potencial na rodada.
> **“Considero esta uma iniciativa muito interessante, que proporciona aos empresários de Roraima e do Brasil a oportunidade de expor seus produtos e marcas para outros mercados, principalmente para nossos vizinhos da Guiana. Todos sabemos que a Guiana é um país em constante crescimento, e acredito que daqui podem surgir excelentes oportunidades de negócio para ambos os países. Este momento, nesta rodada de negócios, fortalecerá ainda mais os laços.”** compartilha.
Marcel Fadel, empresário vindo de São Paulo, valoriza a objetividade do formato.
> **“Uma rodada de negócios requer conhecimento prévio do cliente, e minha expectativa é iniciar negociações com clientes que buscam produtos brasileiros. Achei o evento muito importante porque ele começa a conectar o Brasil com uma região que não é tão conhecida. A estrutura aqui em Roraima é excelente para o atendimento e para a nossa participação. Estou vindo de São Paulo, uma distância considerável, mas ter a oportunidade de falar com essas empresas de países tão próximos compensa muito. Embora eu participe bastante de feiras internacionais, a rodada de negócios é mais focada, pois o comprador já vem em busca do que você oferece. Estou gostando muito.”** aponta.

A programação com os empresários estrangeiros e as rodadas de negócios continuam até a sexta-feira (18), culminando com o Summit de Comércio Exterior, consolidando Roraima como um ponto estratégico para o desenvolvimento do comércio internacional na região.
Fonte e imagens: SEBRAE-RR DA ASN RORAIMA Leia mais