Pesquisar
Imagem/Divulgação

Projeto do Sebrae impulsiona melhoramento genético e fortalece mercado pecuário em Roraima

Participante do Projeto de Bovinocultura de Corte e Leite do Sebrae Roraima, Ferst, que tem uma fazenda em Alto Alegre, apresentou os resultados obtidos com o uso das tecnologias de Fertilização in Vitro (FIV) e Transferência de Embriões (TE), que têm transformado a pecuária local por meio do melhoramento genético.

Segundo o pecuarista, a parceria com o Sebrae Roraima permitiu elevar a qualidade do rebanho, tornando-o competitivo no mercado nacional.

> **“Nós compramos matrizes dos melhores rebanhos do Brasil e, com o apoio técnico, conseguimos agregar valor ao gado. Um bezerro comum é vendido por cerca de R$ 2 mil, enquanto um touro com genética aprimorada chega a R$ 16 mil.”** Destacou Gilberto.

Além da consultoria em manejo, nutrição e adaptação ao clima local, o acompanhamento técnico do Sebrae tem garantido eficiência na gestão da fazenda. **“Cheguei em Roraima em 2017 e, em oito anos, já vimos uma mudança significativa na qualidade do gado. O mercado é cada vez mais exigente e precisamos oferecer carne de qualidade, com animais prontos para o abate em dois anos, o que significa maior retorno para o produtor”**, ressaltou.

O gestor do projeto, Emerson Melo, reforça que a consultoria técnica é um diferencial para garantir os bons resultados.

> **“O Sebrae tem apoiado o produtor com um diferencial: a consultoria técnica em gestão e nutrição. Isso permite que o pecuarista adapte o manejo às condições locais, já que há diferenças de clima e de pastagem em relação ao Sul. Esse acompanhamento contínuo agrega conhecimento e garante que o rebanho se desenvolva com qualidade e sustentabilidade.”** Explicou.

O evento contou com palestras, oficinas e leilões. Para Gilberto, iniciativas como o Shopping de Produtor para Produtor fortalecem a cadeia produtiva: **“É um espaço de negócios que nos ajuda a superar os desafios da pecuária e abre novas oportunidades para o futuro.”**

## Dia de Campo
O 3º Dia de Campo foi realizado na Fazenda Rancho Fino, e contou com a participação de mais de 400 pessoas, entre produtores e empresários do ramo. Além disso, foi realizada a 1ª Edição do Shopping de Produtor para Produtor, onde os pecuaristas tiveram a chance de fazer negócios.

Para Ronaldo Silveira, proprietário da Fazenda Rancho Fino e organizador do evento, o Dia de Campo já se consolidou como um espaço estratégico de troca de conhecimento e negócios em Roraima.

**“Esse evento é importante justamente para difundir novas tecnologias e conhecimentos entre os produtores, porque o mercado está em constante mudança e precisamos acompanhar. O intuito é trazer informação e tecnologia de uma forma prática, acessível, para que todos cresçam juntos. Temos sete fazendas convidadas participando, mostrando que o estado já produz gado de muita qualidade. O nome do evento, Produtor para Produtor, reflete exatamente essa proposta: negócios diretos entre pecuaristas, com foco no melhoramento genético.”** finalizou.

Fonte e imagens: SEBRAE-RR DA ASN RORAIMA Leia mais

Publicidade

PUBLICIDADE

Veja também:

Prioridades do governo para 2026 incluem fim da escala 6x1 e projetos de segurança pública
Em 3 de fevereiro de 2026
DIÁLOGO INSTITUCIONAL
ALERR reforça compromisso de manter parceria com o Judiciário em 2026
Em 3 de fevereiro de 2026
Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega a Roraima e conecta o estado às grandes agendas de transformação do país
Em 2 de fevereiro de 2026
Governo de Roraima inaugura Escola de Conselhos e fortalece rede de proteção à infância
Em 2 de fevereiro de 2026
MÃES ADOLESCENTES
ALERR fortalece legislação e amplia debate sobre prevenção da gravidez na adolescência
Em 2 de fevereiro de 2026
Comissão aprova projeto que obriga empresas a prevenir riscos à saúde mental
Em 2 de fevereiro de 2026