Na maior feira de beleza das Américas, a Beauty Fair, três empreendedores do ramo de cabeleireiro em Roraima compartilham não apenas o amor pela profissão, mas também um caminho marcado por coragem, desafios e realização através do empreendedorismo. Com apoio do Sebrae, Cristina Reis, Ane Monteiro e José Luiz fazem parte do projeto Sebrae + Beleza, iniciativa que tem impulsionado empreendedores do setor por meio de capacitações, oficinas e missões técnicas.
Desde adolescente, Cristina já transformava os cabelos das irmãs e da mãe em São João da Baliza, sul do estado de Roraima. Mas foi apenas em 2017, durante a faculdade em Boa Vista, que decidiu mergulhar de vez no universo da beleza. “Desisti da licenciatura e me dediquei só ao salão”, conta.
O encantamento veio daquilo que hoje move sua carreira: devolver autoestima. “O brilho no olhar de cada cliente não tem preço”, afirma. O talento a levou a se tornar instrutora do Senac Roraima onde há aproximadamente dois anos ensina novos profissionais.
Transmitir conhecimento é maravilhoso, é gratificante você ensinar o que você sabe
Ane Monteiro descobriu cedo sua vocação, mas enfrentou resistência em casa. A mãe sonhava em vê-la seguindo outros caminhos, mas Ane decidiu investir todo o dinheiro da rescisão do antigo emprego em um curso de cabeleireira, em Manaus.
Minha mãe não queria, mas agarrei com todas as forças. Comecei fazendo escova nas amigas e cobrando valores simbólicos para custear as ferramentas
A perda da mãe, em 2014, a levou a Roraima, onde novas oportunidades surgiram. Lá, voltou a estudar, se tornou instrutora do Senac e encontrou no ensino uma forma de multiplicar conhecimento.
–
Tudo que conquistei foi porque acreditei que aquilo tinha que dar certo, e como eu não tinha tanto dinheiro para me capacitar, quando conseguia eu era muito determinada a fazer dar certo, afinal era o meu suor sendo investido conta.
Natural do Juazeiro do Norte (CE), José Luiz chegou a Roraima para trabalhar com vendas. Para conhecer novos mercados e tentar investir em novos conhecimentos, se inscreveu em um curso do Senac, há 21 anos, e descobriu sua verdadeira vocação. “De início foi necessidade, mas acabei me apaixonando pela área”, diz.
Três anos depois, junto à esposa, abriu o JD Studio, que manteve por 13 anos. Durante a pandemia, transformou a dificuldade em solução: levou o salão para a própria casa, conquistando independência financeira e estabilidade.
Hoje temos um espaço estruturado e continuo encantado com esse mundo. Não consigo mais me ver fora dele
De acordo com os três, o empreendedorismo os levou a atingir novas metas e objetivos. “O Sebrae esteve presente em cada etapa, nos capacitando, orientando e abrindo portas”, reconhecem os cabeleireiros.
Participantes do projeto Sebrae + Beleza possuem subsídio em diversas oportunidades como as missões técnicas, capacitações e demais eventos. Além disso, possuem atendimentos especializados focados nas reais necessidades dos empreendimentos. A missão técnica à Beauty Fair teve duração de 6 dias, promovendo conexões e oportunidades de novos negócios.
Fonte e imagens: SEBRAE-RR DA ASN RORAIMA Leia mais