Pesquisar
Imagem/Divulgação

CONCURSO DA POLÍCIA PENAL
Comissão Especial da ALERR cobra do governo medidas para convocar 95 aprovados

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), criada para tratar do concurso público da Polícia Penal, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (11) com representantes do governo estadual e candidatos aprovados. O encontro teve como objetivo apresentar e analisar a minuta de acordo que permita a continuidade do certame, atualmente suspenso por decisão judicial.
O presidente da comissão, deputado Rarison Barbosa, apresentou um relatório descrevendo o contexto debatido nas últimas reuniões. – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

O presidente da comissão, deputado Rarison Barbosa (PMB), apresentou relatório das últimas reuniões, que abordaram temas como a sentença que anulou a fase psicotécnica de parte dos candidatos. Ele destacou que o colegiado já encaminhou diversas iniciativas legislativas para destravar as convocações.

“Os números de vagas se atualizam dia a dia. Por isso, reunimos as instituições envolvidas, para que possamos chegar a uma solução e virar essa página”, afirmou.
Limite da LRF
O secretário de Fazenda, Manoel Freitas, relatou que o estado está desenquadrados na LRF, o que impossibilita o chamamento de novos policiais penais. – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

O secretário da Fazenda, Manoel Sueide Freitas, explicou que o Estado está acima do limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para despesas com pessoal, o que impede novas nomeações.

“Fechamos o primeiro quadrimestre com 47,27%, acima do teto de 46,55%. Tenho levado essa demanda ao governador, mas estamos desenquadrados e isso inviabiliza contratações”, disse.
O contador-geral, Paolo Pereira, complementou que há probabilidade de estado sofrer uma regressão de deficit de arrecadação até o final do ano. – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

O contador-geral do Estado, Paolo Pereira, reforçou que, apesar do aumento de arrecadação em junho, a tendência é de queda até o fim do ano, o que pode pressionar ainda mais o índice de pessoal.

“Apesar de estarmos dentro do limite prudencial, as exceções acabam se tornando uma faca de dois gumes, porque lá na frente o índice irá pra cima novamente”.
Vagas disponíveis
Betânia Thomé Avelino, secretária da Segad, explanou sobre o número atualizado da quantidade de cargos vagos. – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

A secretária da Gestão Estratégica e Administração (Segad), Betânia Thomé Avelino, informou que o sistema conta hoje com 95 cargos vagos prontos para nomeação.

“Temos 687 servidores ativos e 18 reintegrados recentemente, aguardando publicação. No total, são 705 cargos ocupados e 95 disponíveis”, detalhou.
Necessidade de efetivo
 
O secretário da Sejuc, Hércules Pereira, destacou que o sistema prisional é crescente. – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

O secretário de Justiça e Cidadania, Hércules Pereira, lembrou que a demanda por policiais cresce com o aumento da população carcerária e com a futura inauguração da Cadeia Pública de Monte Cristo, que exigirá ao menos 120 servidores.

“A população carcerária aumenta a cada dia. Somente a quantidade de imigrantes, que predomina, já passa de 15%, além do ‘Pena Justa’, um pacto firmado nacionalmente que possui mais de 347 metas a serem seguidas em até três anos. E tem ainda a rotina de segurança dentro das unidades prisionais”.
Apoio institucional
 
‘Quero parabenizar a Comissão Especial que está conduzindo com brilhantismo os trabalhos’, elogiou o defensor público-geral Oleno Matos.- Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

O defensor público-geral, Oleno Matos, ressaltou o custo de R$ 7 milhões do curso de formação e a urgência no preenchimento de vagas. Para ele, a reunião representou avanço.

“Saímos com um pré-acordo importante, que permitirá ao governo atender a demanda dos 95 aprovados e discutir a prorrogação do concurso, suspenso por 15 meses por decisão judicial.”
O relator da comissão, deputado Jorge Everton, participou de forma remota.- Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

De forma remota, o relator da comissão, deputado Jorge Everton (União), reforçou que a posse dos aprovados é um direito adquirido e não pode ser adiada por questões orçamentárias.

“Não tem que ser discutido. Se houvesse essa preocupação com o gasto de pessoal, esse déficit orçamentário não seria só com pessoal. Sou presidente da Comissão de Orçamento e sabemos, exatamente, o que tem acontecido. A lei ampara e a questão orçamentária não é nenhum impedimento”, afirmou.
Expectativa dos candidatos
 
A candidata Rojelma Barbosa destacou que a reunião plantou um sentimento de esperança. – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

Concursados também participaram da reunião. Para a candidata Rojelma Barbosa, o encontro trouxe esperança.

“São quatro anos de espera. Nosso sistema prisional é referência no Brasil, mas precisa de servidores. Há orçamento previsto na LOA 2025. Não há impossibilidade.”
Ao final, a comissão deliberou pelo envio de documento ao Executivo solicitando:
  • medidas administrativas imediatas para convocação dos aprovados;
  • priorização das nomeações de acordo com a reclassificação;
  • reposição urgente do efetivo penitenciário.
A reunião foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelo YouTube oficial da Casa (@assembleiarr).
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Nonato Sousa
SupCom ALE-RR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO Leia mais

Publicidade

Veja também:

Comissão aprova dedução do IR de gastos com cuidador de pessoa com deficiência
Em 12 de setembro de 2025
PM ambiental fecha dez fábricas clandestinas de balões em São Paulo
Em 12 de setembro de 2025
CONCURSO DA POLÍCIA PENAL
Comissão Especial da ALERR cobra do governo medidas para convocar 95 aprovados
Em 12 de setembro de 2025
Governo de Roraima avança com obra de iluminação da RR-205 e trecho inicial entrará em funcionamento a partir de outubro
Em 11 de setembro de 2025
Polícia Civil conclui investigação de roubo e prende suspeito em Boa Vista
Em 11 de setembro de 2025
Sicoob UniCentro Norte Brasileiro inicia operações com Fundo de Aval do Sebrae e expande acesso ao crédito para pequenos
Em 11 de setembro de 2025