Pesquisar
Imagem/Divulgação

Comunidade indígena de Roraima é reconhecida como exemplo de turismo responsável no Brasil

O turismo de Roraima voltou a ganhar destaque em nível nacional. A Comunidade Indígena Kauwê do Alto Miang, em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, foi vencedora do Prêmio Vitrine do Turismo Responsável, durante o 1º Fórum de Turismo Responsável, realizado em Brasília, de quinta-feira, 11, a domingo, 14.

Com o tema “Existem encontros que transformam caminhos”, o evento reuniu representantes de comunidades tradicionais, empreendedores periféricos, comunicadores e especialistas de todo o país, em uma celebração da diversidade e da responsabilidade no turismo.

Na Comunidade Kauwê, o Turismo de Base Comunitária oferece experiências que unem natureza, cultura e tradição. A Rota do Café Artesanal mostra todo o processo de produção sustentável do café e de outras culturas, enquanto os visitantes participam de trilhas ecológicas, degustam a culinária macuxi, aprendem saberes ancestrais e vivenciam rituais como as pinturas corporais com urucum.

A premiação recebeu 72 inscrições e reconheceu três experiências de impacto em diversidade, sustentabilidade e transformação social. Para a turismóloga Karyna Stael Makuxi, coordenadora de turismo da comunidade, chegar à final já foi uma conquista significativa.

“O reconhecimento não é apenas nosso. Ele pertence às mulheres que conduzem com sabedoria, aos jovens que sonham, aos mais velhos que guardam a memória e a todos que acreditam que o turismo pode ser uma ferramenta de fortalecimento cultural, de preservação da natureza e de autonomia para os povos indígenas, alinhado à nossa agricultura sustentável”, destacou Karyna.

A Comunidade Kauwê é hoje uma das referências nacionais em turismo de base comunitária voltado ao etnoturismo, programa que o Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), desenvolve desde 2019.

Para o diretor do Departamento de Turismo da Secult, Bruno Dantas Muniz de Brito, a premiação reforça o protagonismo da comunidade.

“O Programa de Etnoturismo em Terras Indígenas proporcionou visibilidade e abriu espaço para várias atividades empreendedoras no mercado. Hoje, a comunidade é referência em turismo em terras indígenas e em etno-empreendedorismo, conceito inédito que nasce justamente da experiência vivida em Roraima”, afirmou.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR Leia mais

Publicidade

Veja também:

Reunião prepara lançamento do Diálogos para o Futuro em Rorainópolis
Em 13 de setembro de 2025
Comunidade indígena de Roraima é reconhecida como exemplo de turismo responsável no Brasil
Em 12 de setembro de 2025
GOVERNANÇA CLIMÁTICA
ALERR participa do lançamento IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas
Em 12 de setembro de 2025
Caravana encerra atividades em Roraima com itinerância em Amajari
Em 12 de setembro de 2025
Comissão aprova dedução do IR de gastos com cuidador de pessoa com deficiência
Em 12 de setembro de 2025
PM ambiental fecha dez fábricas clandestinas de balões em São Paulo
Em 12 de setembro de 2025