Pesquisar
Imagem/Divulgação

ARTE E TRANSFORMAÇÃO
Espetáculo “O Voo da Bailarina” emociona famílias no CAF da UFRR

O palco do Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima (CAF/UFRR) foi tomado, neste sábado (13), pela sensibilidade e beleza do espetáculo “O Voo da Bailarina”, promovido pelo Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (CCJuv/ALERR). A apresentação levou pais, mães e familiares às lágrimas ao verem as pequenas bailarinas interpretando uma história marcada pela leveza, dedicação e encantamento.

 

Das primeiras notas da música até o fim do espetáculo, cada passo e gesto transmitiram a emoção de meses de ensaios e disciplina. A plateia acompanhou com palmas e olhares atentos aos diferentes ritmos que iam do balé russo, passando pelo frevo, samba e carimbó, até chegar nas tradicionais quadrilhas juninas.      

 

Protagonista do espetáculo, Kayra Moraes conduziu as bailarinas por diferentes culturas

Emoção que foi conduzida pela bailarina Kayra Moares, a protagonista no espetáculo. Ela possui apenas 15 anos de idade e conduziu as demais bailarinas pelos diversos ritmos e continentes apresentados no espetáculo.

 

“A emoção foi enorme. Temos bailarinas que nunca subiram ao palco e outras que já se apresentaram, e mesmo assim todas estavam animadas, nervosas e muito felizes.

Foram semanas de ensaios intensos, dedicação total. Hoje nos arrumamos, nos maquiamos, e a animação ficou ainda maior”, informou Kayra.

 

 

 

 

A felicidade estava também nas dezenas de familiares na plateia, que viam com orgulho e emoção as pequenas artistas no palco. Uma delas foi a professora Joseany Pereira, que tem duas filhas inscritas nas aulas de balé no polo Pedra Pintada do CCJuv.

 

 

Mãe de duas bailarinas, Joseany Pereira celebrou o apoio da Assembleia Legislativa

“Os pais se dedicaram muito levando as crianças aos ensaios, e somos gratos pelo apoio da Assembleia Legislativa, que tem sido o grande incentivador deste evento junto com os polos Pedra Pintada, Buritis e Hélio Campos, além dos professores e coordenadores. Estamos muito felizes em ver esse espetáculo, pois nos emocionamos muito”, relatou a mãe.

 

 

Orgulhosa das netas, Antônia da Silva se emocionou com a apresentação

Orgulho também para a dona Antônia da Silva, que veio para prestigiar as netas. “Estou muito feliz e orgulhosa de vê-las participando. É emocionante ter minhas netas envolvidas com a arte, algo que sempre admiramos e que faz parte da vida. Ver esse sonho delas acontecendo diante dos nossos olhos é uma alegria imensa”, descreveu.

 

 

Donizete Silva destacou a importância da união familiar proporcionada pelo CCJuv

Além delas, o pai das meninas, o professor Donizete Silva também destacou como esse momento foi valioso devido à conexão familiar. “Hoje em dia é raro vermos momentos que envolvam tantos pais e filhos juntos, e isso torna tudo ainda mais especial. Agradeço à Assembleia Legislativa por proporcionar essa experiência. É um momento único de união familiar, de alegria, e só tenho a agradecer por fazer parte disso”, contou.

 

Emoção no ensinar

 

Ao todo, 274 bailarinas foram envolvidas no projeto de três polos no CCJuv de Boa Vista: Buritis, Pedra Pintada e Senador Hélio Campos. Até chegar na apresentação do espetáculo, foram cerca de três meses de ensaio. 

 

Assim como os pais, os professores também viveram intensamente cada etapa até o grande dia. O coreógrafo e professor de balé Célio Magalhães acompanhou de perto o desenvolvimento das bailarinas e compartilhou a emoção de vê-las brilhando no palco.

 

O professor de balé Célio Magalhães acompanhou cada etapa do trabalho com as bailarinas

“Sempre me dizem: ‘Ah, mas você já está acostumado’. E eu sempre respondo que não. Cada história, cada espetáculo traz um sentimento novo, uma emoção diferente. A gente sente o frio na barriga do mesmo jeito. Trabalhamos meses com essas bailarinas e a expectativa estava grande. Só conseguimos respirar aliviados quando as vemos no palco executando tudo o que foi construído com tanto esforço durante três meses”, contou.

 

Política que transforma

 

O espetáculo ‘O Voo da Bailarina’ se tornou a comprovação da transformação de boas políticas na vida da sociedade. Para o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), que é o idealizador do Centro de Convivência da Juventude, pontuou que o evento é o reconhecimento do trabalho social do Poder Legislativo.

 

Presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio: “O CCJuv transforma vidas e realiza sonhos”

“Nem todas as famílias têm condições financeiras de custear aulas de balé para seus filhos, então a Assembleia entra com esse papel tanto na capital quanto no interior. Nós percebemos o quanto o CCJuv transforma famílias ao ver a quantidade de pessoas que prestigiaram o espetáculo”, pontuou.

 

Sampaio frisou que, além de ofertar qualidade de vida e bem-estar emocional por meio das atividades esportivas, culturais e de lazer, o Centro de Convivência da Juventude realiza sonhos que antes eram considerados impossíveis.

 

“Nós vemos no semblante dessas meninas uma imensa alegria e felicidade. Elas demonstram que estão, de fato, se realizando em plenitude. A dança motiva, traz autoestima e gera disciplina, o que pode fazer a diferença no futuro de cada uma delas. É uma forma de descobrir talentos e, futuramente, muitas delas podem ganhar o mundo como profissionais e lembrar que tudo começou no CCJuv”, destacou.

 

<i>Deputada Catarina Guerra destacou o cuidado e a atenção da Assembleia com as famíliasA deputada Catarina Guerra (União) também compareceu ao evento e disse ter ficado encantada com toda a estrutura do espetáculo, considerado o maior já realizado pelo Centro. Ela reforçou que a Assembleia Legislativa assumiu o papel de cuidar das famílias roraimenses.

 

“A Casa do Povo assume a responsabilidade de dar cuidado, carinho, atenção e amor para todas as nossas famílias, porque quando você cuida de um filho, você está cuidando da família dele também. Ao estruturar e dar apoio às crianças, a ajudamos a se desenvolverem emocionalmente e se tornarem adultos com sucesso”, analisou.

 

Onde assistir?

 

Onde assistir

 

Quem não pôde acompanhar ao vivo pode rever as duas apresentações no canal do YouTube (@assembleiarr) e na plataforma TV ALERR Play. Mais registros fotográficos do espetáculo “O Voo da Bailarina” podem ser vistos no Flickr do Poder Legislativo.

 

Texto: Anderson Caldas e Bruna Kássia

Fotos: Eduardo Andrade, Marley Lima, Jader Souza e Nonato Souza

SupCom ALE-RR

 


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO Leia mais

Publicidade

Veja também:

Deputados discutem superendividamento de servidores públicos
Em 14 de setembro de 2025
Câmara autoriza a realização de concurso público
Em 14 de setembro de 2025
ARTE E TRANSFORMAÇÃO
Espetáculo “O Voo da Bailarina” emociona famílias no CAF da UFRR
Em 14 de setembro de 2025
Polícia Militar conclui curso técnico de policiais em Rorainópolis
Em 13 de setembro de 2025
JORNALISTA RORAIMENSE
ALERR reconhece categoria como elo essencial entre a informação e a sociedade
Em 13 de setembro de 2025
Comissão aprova criação de "sala de silêncio" para estudante com transtorno do espectro autista
Em 13 de setembro de 2025