Pesquisar
Imagem/Divulgação

Polícia Civil realiza curso de combate ao crime organizado para delegados em Roraima

Com o objetivo de capacitar e aprimorar a atuação no combate ao crime organizado e aos crimes patrimoniais e financeiros, a PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio do Nupen (Núcleo de Ensino e Pesquisa), promoveu nesta terça-feira, 16, o curso Rede Recupera (Rede Nacional de Recuperação de Ativos), instituído pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O curso, destinado exclusivamente a delegados, foi realizado em formato híbrido, presencial e online, no IERR (Instituto de Educação de Roraima) e ministrado pela delegada titular da Decor (Divisão Especial de Combate à Corrupção), Magnólia Soares. A capacitação habilita os profissionais para conduzir investigações mais complexas, indo além da autoria e materialidade.

O conteúdo abordou a regulamentação da Rede Recupera, que prevê a criação e estruturação das URAs (Unidades de Recuperação de Ativos) nas Polícias Civil e Federal, além da apresentação do conceito do “ciclo virtuoso” da recuperação de ativos, que integra identificação, apreensão, administração, alienação e destinação de bens obtidos de forma ilícita.

Segundo a delegada Magnólia Soares, desorganizar o lado financeiro das organizações criminosas é uma das estratégias mais eficazes, e a capacitação busca oportunizar uma nova visão de investigação.

“O ponto focal do curso é enveredar um novo jeito de investigar, apresentando as ferramentas que temos para auxiliar os delegados a comporem com êxito todos os meios que a rede tem para nos fornecer, o que compreende o nível de capacitação, de material e informação”, falou.

Para a participante do curso, delegada Carla Gabriella Paulain, a ação fortalece o trabalho de investigação e amplia a efetividade das ações voltadas à recuperação de ativos provenientes de atividades ilícitas.

“Acredito que nos tornaremos maiores profissionais com relação à lei de lavagem de dinheiro e também investigações dessas grandes alçadas. Porque com isso, nesse sentido de recuperar ativos, nós estamos falando de grandes investigações e, isso representa grandes vitórias para nossa instituição”, disse.

Para a delegada-geral da PCRR, Darlinda de Moura Viana, a iniciativa é fundamental para o enfrentamento aos crimes que envolvem patrimônio e finanças.

“A Rede Nacional de Recuperação de Ativos representa um avanço importante para a segurança pública, pois possibilita a identificação e a destinação correta de bens obtidos de forma ilícita. Nosso compromisso é garantir que esses recursos retornem à sociedade e sejam utilizados em benefício do interesse público”, contou.

A chefe do Nupen, delegada Elivania Aguiar, destacou que pela primeira vez a Polícia Civil realiza um curso híbrido, oportunizando a participação de mais profissionais.

“Desta forma oportunizamos aos policiais que trabalham nas delegacias do interior do estado a participarem das capacitações sem ter que se deslocar até Boa Vista. Essa modalidade de ensino é um grande avanço na PCRR”, ressaltou.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR Leia mais

Publicidade

PUBLICIDADE

Veja também:

NOTA DE REPÚDIO
Em 10 de dezembro de 2025
Caer reforça controle na qualidade da água em Normandia
Em 10 de dezembro de 2025
GRANDE MÉRITO
ALERR reconhece trajetória de militares com medalha do Mérito Legislativo
Em 10 de dezembro de 2025
Inscrições para processo seletivo do Ceforr estão abertas até 11 de dezembro
Em 10 de dezembro de 2025
Escola Estadual Genira Brito se destaca e conquista o 1º lugar em nove categorias no XXXI Festival de Bandas Escolares
Em 9 de dezembro de 2025
Ação integrada das forças de segurança resulta na prisão de suspeito de tráfico em Rorainópolis
Em 9 de dezembro de 2025