Pesquisar
Imagem/Divulgação

Polícia Civil de Roraima treina servidores em técnicas modernas de armamento e tiro

A PCRR (Polícia Civil de Roraima) promove o primeiro CFMAT (Curso de Formação de Monitores de Armamento e Tiro), com encerramento nesta sexta-feira, 3. A iniciativa é organizada pelo Nupen (Núcleo de Ensino e Pesquisa) em parceria com a Escola de Governo da Segad e conta com a participação de 12 policiais civis.

Com carga horária de 20 horas/aula, o curso combina teoria e prática, abrangendo fundamentos de didática e andragogia, técnicas de comunicação e planejamento de aulas, princípios do tiro policial avançado, protocolos de segurança em estandes de tiro, ética profissional e prática de instrução supervisionada.

Os participantes são submetidos a avaliações teóricas, práticas e didáticas, desde desmontagem e montagem de armas até a condução de aulas. A certificação será emitida pela Escola de Governo.

A delegada-geral da PCRR, Darlinda de Moura Viana, destacou que a iniciativa representa mais um passo da Polícia Civil rumo à modernização do ensino e fortalecimento das competências do efetivo.

“Investir na capacitação dos policiais é fundamental para elevar a segurança da população e garantir que os profissionais estejam cada vez mais preparados para atuar em situações de risco”, afirmou.

De acordo com a chefe do Nupen, delegada Elivania Aguiar, o curso tem como objetivo capacitar policiais já formados no CAATP (Curso de Atualização e Aperfeiçoamento de Tiro Policial) para atuarem como monitores durante o Treinamento Anual de Tiro, voltado a todo o efetivo da corporação.

“A ideia principal é formar profissionais que vão contribuir para um treinamento de excelência, padronização e segurança nas instruções oferecidas ao efetivo da instituição”, disse Elivania Aguiar.

O instrutor Joel da Silva Cordeiro ressaltou que a formação é um marco para a Polícia Civil.

“Esse curso visa preparar monitores para o treinamento anual, com base nas técnicas mais modernas de tiro, metodologias de ensino para adultos e protocolos de segurança. Essa padronização nos permite buscar um nível de qualidade mais elevado dentro da Polícia Civil. Os monitores sempre atuarão acompanhados de um instrutor, mas estarão aptos a auxiliar em todas as demandas relacionadas ao armamento e tiro”, destacou.

A escrivã de Polícia Ianca Negreiros, aluna do curso, avaliou a experiência como transformadora.

“A realização desse curso é um marco importante para reforçar a cultura de treinamento contínuo e disciplina no uso de armas de fogo. O manuseio adequado do armamento é essencial para o trabalho do policial. Como escrivã de polícia, atuar também como monitora me permitirá contribuir para que o treinamento seja responsável, seguro e de excelência, beneficiando toda a instituição”, afirmou.

O curso, iniciado em 29 de setembro, é ministrado pelos instrutores Joel da Silva Cordeiro e Francisco Borges Mota.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR Leia mais

Publicidade

PUBLICIDADE

Veja também:

Caer reforça controle na qualidade da água em Normandia
Em 10 de dezembro de 2025
GRANDE MÉRITO
ALERR reconhece trajetória de militares com medalha do Mérito Legislativo
Em 10 de dezembro de 2025
Inscrições para processo seletivo do Ceforr estão abertas até 11 de dezembro
Em 10 de dezembro de 2025
Escola Estadual Genira Brito se destaca e conquista o 1º lugar em nove categorias no XXXI Festival de Bandas Escolares
Em 9 de dezembro de 2025
Ação integrada das forças de segurança resulta na prisão de suspeito de tráfico em Rorainópolis
Em 9 de dezembro de 2025
Governo de Roraima inicia entrega de brinquedos nos municípios
Em 7 de dezembro de 2025