Já imaginou um campo de pesquisa com mais de quatro mil trabalhos científicos focados em empreendedorismo no Brasil? Agora é possível graças ao lançamento oficial do **ALI Academy** pelo Sebrae Roraima em parceria com o Sebrae Nacional, ocorrido nesta sexta-feira (5), em solenidade no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), durante o Amazontech 2025.
Para conhecer os conteúdos, os interessados podem acessar a plataforma aliacademy.sebrae.com.br. O ALI Academy integra o Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI), desenvolvimento pelo Sebrae há 17 anos. O foco do programa é acompanhar as micro e pequenas empresas no processo de desenvolvimento para aumentar a competividade e a produtividade.
**“O ALI Academy, esse repositório, é aberto à sociedade brasileira e à sociedade mundial. Pesquisadores, desenvolvedores, técnicos, estudantes, universidades, o público, todo mundo que tiver uma curiosidade e queira estudar a partir de uma base científica qualificada pode ser essa área academia nessas temáticas”**, destacou o analista do Sebrae Roraima, Paulo Tinoco.
E é pelo trabalho do ALI, por intermédio dos Agentes Locais de Inovação (ALIs), que resultaram nos levantamentos dos dados necessários para enriquecer as pesquisas e trabalhos científicos sobre empreendedorismo e inovação, pois estes profissionais atuam diretamente com as empresas, conhecem e identificam os gargalos, desafios e necessidades da região.
Cerca de 20 trabalhos elaborados por ex-agentes ALI de todos os estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), entre 2023 a 2025, serão apresentados durante um simpósio a ocorrer neste sábado (6), último dia de Amazontech, no Pronat da UFRR, das 14h às 16h.
**SOBRE O AMAZONTECH**
O Amazontech 2025 é uma realização do Sebrae Nacional, Sebraes da Amazônia Legal, Sebrae Roraima, Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr), Embrapa e Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento conta com o patrocínio do Governo de Roraima, Eneva, Caixa Econômica, Finep – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ZEG, Neria, Sistemа CNA/Faerr/Senar, Prefeitura de Boa Vista, além do apoio da GAO Tech, Trashin, Treeback, Embrapii, Caer e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Fonte e imagens: SEBRAE-RR DA ASN RORAIMA Leia mais