Pesquisar
Imagem/Divulgação

CASA NOVA ALE-RR amplia serviços para população com nova sede da Secretaria Especial da Mulher em Rorainópolis | ALE-RR

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) inaugurou, nesta sexta-feira (15), a nova sede da Secretaria Especial da Mulher (SEM) em Rorainópolis, aumentando o alcance de seus serviços na região Sul do Estado. Localizada na Avenida Dra. Yandara, nº 3.058, no Centro, a unidade funcionará de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e abrigará o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) e o Centro Reflexivo Reconstruir.

O espaço é mais amplo que a sede antiga e possui oito salas para o atendimento. Devido ao crescimento da estrutura física, a Secretaria Especial da Mulher aumentou a equipe multidisciplinar para atender as mulheres do Sul do Estado, inclusive criou um espaço de acolhimento e hospedagem para as vítimas de violência doméstica e familiar.

A secretária Especial da Mulher, deputada Joilma Teodora (Podemos), destacou que a nova sede visa acolher melhor as vítimas e enfrentar o problema da violência familiar e doméstica em Roraima.

Nós, em conjunto com todos os deputados e nosso presidente Soldado Sampaio [Republicanos], decidimos ampliar a estrutura da sede do município de Rorainópolis, pensando especialmente nas mulheres. Esta casa é para as mulheres, mas também para os homens, inclusive para os autores de violência, pois aqui também existe a possibilidade de recomeço por meio do Centro Reflexivo Reconstruir. Tudo isso foi pensado visando à família e à qualidade de vida dessa população”, frisou a parlamentar.

Além do acolhimento, o viés educacional também é trabalhado pela Secretaria Especial da Mulher. Thaize Florêncio, diretora do Chame em Rorainópolis, ressaltou como esse atendimento especializado e a realização de palestras vão beneficiar as mulheres da região.

Além do acolhimento na nossa sede, realizamos visitas em municípios vizinhos. Nesse sentido, a razão de termos vindo para este espaço é para acomodar as vítimas de forma ainda melhor e aumentar nossa capacidade de atendimento. Aqui, podemos introduzi-las em cursos e palestras, sendo que o nosso maior objetivo é fazer com que se sintam seguras dentro da Secretaria Especial da Mulher”, afirmou Thaize.

Autoridades presentes na inauguração, a exemplo da vereadora Andreia Maia (cidadania), expressaram seu apoio à iniciativa. “O nosso sentimento é de gratidão, porque esse espaço é onde as mulheres receberão o apoio necessário, com a garantia de segurança e acolhimento. Portanto, só posso expressar meus parabéns à Assembleia e à deputada Joilma por essa iniciativa tão importante para nosso município de Rorainópolis e região”, afirmou o parlamentar municipal.

Caravana da Mulher

Como parte da inauguração, ocorreu também a 2ª Edição da Caravana da Mulher, promovida pela SEM em parceria com o governo do estado e a prefeitura de Rorainópolis. Serviços médicos, exames e consultas odontológicas foram realizados durante esta sexta-feira (15) no âmbito da nova sede do programa da ALE-RR.

Além disso, foram feitos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B, bem como serviços relacionados à beleza feminina, a exemplo de corte de cabelo, esmaltação e design de sobrancelhas.

Durante a ação, ainda houve a promoção de palestras sobre os tipos de violência doméstica e familiar, bem como programação para toda a família com pintura facial, recreação infantil e apresentações culturais.

Atendimento Chame e Centro Reflexivo Reconstruir

O Chame atende, acolhe e orienta mulheres que sofrem diversos tipos de violência no contexto familiar, por meio de uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, advogada e assistente social.

O Centro Reflexivo Reconstruir também oferece esses serviços, porém é destinado aos autores de violência doméstica do Estado. A equipe do programa realiza encontros para tratar sobre temas sensíveis a exemplo de depressão, estresse e agressividade, álcool e drogas, valores familiares e Lei Maria da Penha (nº 11.340/06).

Os dois programas da ALE-RR estão disponíveis à população na sede da Secretaria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, 1.470, bairro Aparecida. Já as moradoras de Rorainópolis e adjacências, podem buscar apoio no núcleo no novo prédio do programa especial da ALE-RR, na Avenida Dra. Yandara, nº 3.058, no Centro. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Além disso, há o ZapChame pelo número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Publicidade

Veja também:

Evento reúne especialistas em Foz do Iguaçu para debater inovações e desafios do trânsito
Em 10 de setembro de 2025
Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas em barbearia no Centro de Boa Vista
Em 10 de setembro de 2025
Empreendedor roraimense participa de rodadas de negócios internacionais na Beauty Fair
Em 10 de setembro de 2025
SAÚDE MENTAL
Assembleia Legislativa reforça ações para o Setembro Amarelo em defesa da vida
Em 10 de setembro de 2025
Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação
Em 10 de setembro de 2025
Rio tem alerta para ventos fortes nesta terça-feira
Em 10 de setembro de 2025