Pesquisar
Imagem/Divulgação

CIDADANIA E DIREITO À MORADIA
Regularização fundiária promovida pela ALE-RR chega a Caracaraí

Caracaraí recebeu o lançamento do Programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), promovido pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), em parceria com a prefeitura e o Poder Legislativo municipal. A solenidade foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores no final da tarde desta quinta-feira (8), com a entrega dos mapas de georreferenciamento e a capacitação de agentes que atuarão diretamente na coleta de dados das residências e no perfil econômico das famílias da zona urbana.

Agentes atuarão diretamente na coleta de dados das residências e perfil econômico das famílias da zona urbana

O programa tem abrangência estadual e será executado nos 14 municípios do interior de Roraima. A proposta é garantir segurança jurídica aos moradores por meio do mapeamento técnico, análise socioeconômica e emissão de documentos que viabilizem a regularização fundiária. Em Caracaraí, onde vivem aproximadamente 15.700 pessoas, a estimativa é que cerca de 2.820 famílias sejam contempladas com a titulação de seus imóveis.

 

 

 

 

Diane Coelho, prefeita de Caracaraí

A prefeita Diane Coelho (Progressistas) destacou que é mais do que gratificante contar com um projeto como esse, algo que Caracaraí dificilmente conseguiria realizar sozinha. Segundo ela, “esse trabalho traz não apenas benefícios diretos para os moradores, mas também fortalece o município, permitindo investir ainda mais em melhorias para a população”.

 

 

 

Janilson Bastos, presidente da Câmara de Vereadores

Já Janilson Bastos (Republicanos), presidente da Câmara Municipal, enfatizou o papel da Casa Legislativa no avanço do projeto. “Deixemos esse marco para Caracaraí. Vamos dar esse pontapé inicial com responsabilidade e compromisso. Este é um passo importante para garantir o direito à moradia legalizada para milhares de famílias”, afirmou.

 

 

 

 

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou o simbolismo do momento. “É a vez da cidade-porto, da Cobra Mariana, do Gavião Carcará. Aqui, na Câmara dos Vereadores, mostramos a importância do Reurb para Caracaraí, que já está adiantada, pois possui a matrícula das áreas urbanas. Agora, é concluir o georreferenciamento lote por lote, entregar à prefeitura e acionar o cartório para emissão dos títulos. Acredito que será o processo mais rápido, já que boa parte da documentação está em andamento”.

 

 

 

Deputada Catarina Guerra

A parlamentar Catarina Guerra tem uma forte ligação com o município de Caracaraí e pediu o envolvimento da população com o Reurb. “Pedimos a conscientização da população. Trata-se de uma regularização urbana necessária para o ordenamento e o desenvolvimento do município”, ressaltou.

 

 

 

 

Solenidade de lançamento e entrega do mapa de georreferenciamento

Também participaram da solenidade o deputado Odilon (Podemos) e o deputado federal Albuquerque (Republicanos). Em seus discursos, reforçaram o compromisso com a regularização fundiária e o desenvolvimento dos municípios.

O Reurb segue para os municípios de Iracema, nesta sexta (9), e Mucajaí, na segunda-feira (12).

 

 

 

 

 

Texto: Bárbara Carvalho

Fotos: Alexsandro Carvalho/ Márcio Magalhães

SupCom ALE-RR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO Leia mais

Publicidade

Veja também:

Comissão debate projeto que considera improbidade administrativa descumprir normas sobre piso salarial
Em 6 de setembro de 2025
Após quebrar dente, Braga Netto pede autorização para fazer exames
Em 6 de setembro de 2025
RODA DE CONVERSA
Palestra do ‘Educar é Prevenir’ encerra semana de capacitação no Camilo Dias
Em 6 de setembro de 2025
Reunião de dirigentes dos Sebraes da Região Norte debatem a participação estratégica na COP30
Em 5 de setembro de 2025
AMAZONTECH 2025
ALERR reforça incentivo à inovação e ao desenvolvimento sustentável da Amazônia
Em 5 de setembro de 2025
Polícia Civil de Roraima integra operação nacional que desarticulou organização criminosa de estelionato bilionário
Em 5 de setembro de 2025