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Colégio Estadual Militarizado João Rodrigues da Silva realiza programação para incentivar leitura entre alunos

A coordenação pedagógica do Colégio Estadual Militarizado João Rodrigues da Silva, localizado no município de São Luiz, realiza nesta quinta-feira, 21, das 8h às 16h30, a I Feira Literária 2024. O projeto é realizado em homenagem ao Dia Nacional do Livro e tem como objetivo incentivar o hábito da leitura entre os alunos. O público-alvo são estudantes do 8º e 9º do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio.

Com a temática “Literatura na escola! Ler é voar por caminhos infinitos”, a Feira visa proporcionar o gosto pela pesquisa, propondo situações de aprendizagens que fomentem a descoberta, a curiosidade, a criatividade, a formulação de explicações sobre diferentes situações e a busca de conhecimentos. A exposição dos livros e as oficinas literárias serão disponibilizadas em estandes para facilitar o acesso ao público.

Para o gestor pedagógico do colégio, Rubens Leitão Silva, o projeto é de fundamental importância para facilitar o acesso ao livro e à informação. Significa a democratização do livro e da leitura em toda comunidade, onde a programação planejada tenha efeito multiplicador no que se refere a promoção da leitura como fonte de prazer, conhecimento e conquista da cidadania.

“É um momento importante de acesso ao mundo da leitura e à escrita, pleiteando resgatar as leituras de livros e a realização de atividades que contribuam no processo ensino e aprendizagem melhorando o vocabulário, a redação, a construção de textos e interpretação textual. Diante disso, acreditamos que esta Feira pode incentivar de forma valiosa a leitura e a escrita, buscando sempre aprender a entender o mundo, a vida, os outros e a si mesmo através do mundo dos livros”, ressaltou.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

•        Refletir sobre o papel da literatura para a formação leitora dos alunos;

•        Democratizar o acesso â leitura com pesquisas, seminários, palestras, oficinas, momento de leituras individuais e coletivas em sala de aula, incentivar a leitura de diferentes gêneros textuais;

•        Desenvolver habilidades de interpretação e produção textual;

•        Fomentar a discussão e o compartilhamento de experiências;

•        Desenvolver no aluno um olhar crítico em relação ao uso da Língua e da Linguagem;

•        Proporcionar momentos de leitura nas mais variadas formas, características e gêneros;

•        Pesquisar os mais diversos gêneros linguísticos;

•        Estudar os períodos históricos da Literatura Brasileira;

•        Conhecer   biografias e obras de autores regionais e nacionais ou renomados;

•        Apresentar em feira literária os mais diferentes gêneros da Língua Portuguesa;

•        Dar visibilidade a ações relevantes de promoção escrita, da leitura e da expressão oral, na escola e na comunidade;

•        Desenvolver programas pedagógicos na etapa prévia e durante a feira com alunos, educadores e outros membros da comunidade escolar, após a leitura de obras literárias.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

•        Língua e Linguagem;

•        O que é um texto;

•        Verso e Prosa;

•        O que é literatura;

•        Períodos históricos da Literatura Brasileira;

•        Os mais variados tipos de manifestações verbais e corporais: a dança, a música, contação de histórias a dramatização;

•        Literatura contemporânea e diferentes gêneros: a poesia, parlenda (pequenos versos, com ou sem rimas), repente, cordel, histórias em quadrinhos (HQs), fábulas.

METODOLOGIA

•        Os Professores farão rodas de conversas expondo a importância da leitura em todas as Áreas de Conhecimento;

•        Mostra sobre a importância do uso da linguagem escrita, suas formas e características;

•        Mostra de vídeos e imagem que retratem períodos históricos da literatura brasileira;

•        Leituras de diversos gêneros linguísticos, pesquisa e produção dos diversos gêneros da literatura;

•        Exposição dos trabalhos realizados.

ATIVIDADES PARALELAS

•        Varal de poemas;

•        Biografias e obras;

•        Literatura de cordel;

•        Pizza de textos;

•        Varal literário;

•        Histórias em quadrinhos (HQs)


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

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