Pesquisar
Imagem/Divulgação

Comissão aprova vagas para pessoas com deficiência perto de entrada de escolas e hospitais

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou projeto que detalha a reserva de vagas em estacionamentos prevista no Estatuto da Pessoa com Deficiência, para deixar clara a obrigatoriedade da demarcação de vagas para veículos que transportem pessoas com deficiência perto das entradas e das saídas de escolas e hospitais (PL 2123/22).

Hoje, o Estatuto da Pessoa com Deficiência já destina 2% ou, no mínimo, uma vaga próxima aos acessos de circulação de pedestres, nas áreas de estacionamentos abertos ao público e em vias públicas, para veículos utilizados por pessoas com deficiência.

O relator, deputado Icaro de Valmir (PL-SE), recomendou a aprovação do texto, de autoria do ex-deputado Geninho Zuliani (SP). “Essa medida responde a uma demanda concreta e recorrente da população com deficiência e de seus familiares, especialmente em situações nas quais o acesso a unidades escolares ou hospitalares é dificultado por distâncias excessivas ou pela má distribuição das vagas reservadas”, disse Icaro de Valmir.

Segundo ele, a proposta não exige aumento no percentual legal de vagas, mas melhor distribuição e sinalização. “O que pode ser implementado com ajustes mínimos de projeto ou de reordenamento dos espaços existentes”, completou.

Tramitação
A proposta segue para análise em caráter conclusivo da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara. Para se tornar lei, também precisa ser aprovada pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

Fonte e imagens: CÂMARA DOS DEPUTADOS DA AGÊNCIA CAMARA Leia mais

Publicidade

PUBLICIDADE

Veja também:

Prioridades do governo para 2026 incluem fim da escala 6x1 e projetos de segurança pública
Em 3 de fevereiro de 2026
DIÁLOGO INSTITUCIONAL
ALERR reforça compromisso de manter parceria com o Judiciário em 2026
Em 3 de fevereiro de 2026
Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega a Roraima e conecta o estado às grandes agendas de transformação do país
Em 2 de fevereiro de 2026
Governo de Roraima inaugura Escola de Conselhos e fortalece rede de proteção à infância
Em 2 de fevereiro de 2026
MÃES ADOLESCENTES
ALERR fortalece legislação e amplia debate sobre prevenção da gravidez na adolescência
Em 2 de fevereiro de 2026
Comissão aprova projeto que obriga empresas a prevenir riscos à saúde mental
Em 2 de fevereiro de 2026