Pesquisar
Imagem/Divulgação

Conservação de energia elétrica está presente na vida dos brasileiros — Agência Gov

 

De maneira discreta, mas muito impactante, a eficiência energética está presente no dia a dia dos brasileiros. Um dos programas mais antigos do Brasil no tema, o PROCEL promove a conscientização, o desenvolvimento e a implementação de práticas que visam a otimização do consumo de energia, seja numa grande indústria ou num simples equipamento doméstico. Quem nunca comprou uma geladeira com o selo da lâmpada amarela?

Nesta segunda matéria focada no mês da eficiência energética, vamos abordar o PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). A ação, coordenada pelo MME, busca sensibilizar a população sobre a importância de práticas cotidianas que contribuem para a redução do consumo, como a utilização de eletrodomésticos eficientes, a adoção de lâmpadas de baixo consumo e a adequada manutenção de equipamentos elétricos.

O programa também tem uma atuação bastante abrangente, promovendo a eficiência energética por meio de capacitações, estudos e projetos em diversos setores, tais como o comércio, a indústria, o saneamento básico e a iluminação pública. Além disso, trabalha no desenvolvimento de metodologias educacionais para a sustentabilidade e de mecanismos financeiros inovadores para impulsionar medidas de eficiência energética.

“O programa criado há quase 40 anos continua cumprindo com excelência sua missão de promover a qualidade de vida e reduzir impactos ambientais, incentivando a eficiência energética em diversos setores, como residencial, comercial, industrial e público. Nesse sentido, o Procel pode ser considerado uma ação pioneira na agenda ESG, mostrando mais uma vez que o Brasil tem atuado na vanguarda da transição energética e da sustentabilidade ambiental”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O programa também estimula a implementação de processos produtivos mais eficientes, o uso de tecnologias mais avançadas e a gestão inteligente do consumo energético no setor comercial e industrial. Além disso, o PROCEL fomenta a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias que possam contribuir para a sustentabilidade e a eficiência no uso da energia elétrica.

“A eficiência energética é obter o mesmo serviço ou produto, só que consumindo menos energia. É fazer mais gastando menos. Promover a eficiência energética é, em outras palavras, investir em equipamentos, infraestrutura e hábitos que consumam menos energia, sem abrir mão da qualidade, do conforto e da produtividade”, pontuou Silveira.

A ação desenvolvida pelo MME desempenha, ainda, um papel importante na disseminação de informações técnicas e científicas sobre conservação de energia, promovendo a capacitação de profissionais e incentivando a realização de estudos que embasam políticas públicas voltadas para a eficiência energética.

“Ao incentivar práticas sustentáveis, o programa desempenha um papel crucial na construção de um futuro mais equilibrado e consciente em relação ao uso da energia elétrica”, finaliza o ministro Alexandre Silveira.

.
.

Por: Ministério de Minas e Energia (MME)

 




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

Publicidade

PUBLICIDADE

Veja também:

Caer reforça controle na qualidade da água em Normandia
Em 10 de dezembro de 2025
GRANDE MÉRITO
ALERR reconhece trajetória de militares com medalha do Mérito Legislativo
Em 10 de dezembro de 2025
Inscrições para processo seletivo do Ceforr estão abertas até 11 de dezembro
Em 10 de dezembro de 2025
Escola Estadual Genira Brito se destaca e conquista o 1º lugar em nove categorias no XXXI Festival de Bandas Escolares
Em 9 de dezembro de 2025
Ação integrada das forças de segurança resulta na prisão de suspeito de tráfico em Rorainópolis
Em 9 de dezembro de 2025
Governo de Roraima inicia entrega de brinquedos nos municípios
Em 7 de dezembro de 2025