A Polícia Civil de Roraima, por meio da Delegacia de Rorainópolis, em ação integrada com a Polícia Militar de Roraima, cumpriu mandado de prisão de A. M. H., de 37 anos, investigado por crime de estupro de vulnerável de uma menina de 12 anos. O crime vinha sendo praticado na Vila Bela Vista, comunidade ribeirinha a três horas de lancha de Santa Maria do Boiaçu, no Baixo Rio Branco, município de Rorainópolis.
O caso veio à tona no dia 21 deste mês, durante ação conjunta do CREAS, Conselho Tutelar e Promotoria de Justiça no Baixo Rio Branco, por denúncia anônima de que um homem estaria mantendo relação sexual com uma adolescente de 12 anos.
Segundo o delegado titular de Rorainópolis, Rick da Silva e Silva, uma conselheira tutelar acionou a Polícia Militar, que atua em Santa Maria do Boiaçu. Na noite do dia 23, o caso chegou à Delegacia de Rorainópolis.
O suspeito foi inicialmente conduzido pela Polícia Militar de Santa Maria do Boiaçu até Caracaraí, com a vítima e seu responsável legal, onde foram ouvidos pelo Ministério Público e Conselho Tutelar. Depois, o Conselho Tutelar de Rorainópolis encaminhou a adolescente e o responsável à delegacia, onde o delegado Rick Silva realizou exame de conjunção carnal e novos depoimentos.
A garota foi ouvida em escuta especializada e afirmou que namorava o homem, seu vizinho, com a aprovação dos pais. Ela confirmou que o relacionamento tinha caráter sexual e que, aos 11 anos, teve outro namorado com quem se relacionou sexualmente.
“Assim que tive os primeiros elementos, representei imediatamente pela prisão preventiva dele, já neste domingo, dia 24. O juiz deferiu de pronto, e, como o suspeito ainda estava em Caracaraí aguardando embarque, a Polícia Militar deu voz de prisão e o conduziu à Delegacia de Rorainópolis”, ressaltou.
O delegado explicou que é crime manter relação sexual ou praticar atos libidinosos com menores de 14 anos, mesmo com consentimento. Para crianças com menos de 12 anos, qualquer conduta desse tipo é considerada estupro de vulnerável, sem exceções.
O homem teve sua prisão formalizada em Rorainópolis e, nesta segunda-feira, dia 25, foi apresentado na audiência de custódia.
SECOM RORAIMA
Texto: Ascom/PCRR
Fotos: Ascom/PCRR
Fonte e imagens: POLÍCIA CIVIL DA ASCOM/PCRR Leia mais