Pesquisar
Imagem/Divulgação

ESPORTE E CIDADANIA
ALE-RR reconhece relevância social e esportiva do Náutico Futebol Clube

Atualmente, o Náutico Futebol Clube se prepara para o campeonato roraimense sub-20 – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

O Náutico Futebol Clube de Roraima agora é oficialmente uma entidade de utilidade pública estadual, conforme o Decreto Legislativo nº 49/2025. A conquista foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e reconhece o trabalho social e esportivo desenvolvido pelo clube, especialmente com as categorias de base. Com o novo status, o Náutico poderá firmar convênios e buscar recursos públicos para fortalecer ainda mais o futebol local.

Durante os treinos da equipe sub-20, que se prepara para o Campeonato Roraimense da categoria, o treinador Sirone Nascimento comemorou a conquista e refletiu sobre os avanços que o clube pode ter com o melhor acesso aos recursos públicos.

Sirone Nascimento é treinador da categoria sub-20 do clube – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Foi uma grande vitória para o Náutico e também para o estado, pois o clube poderá buscar recursos dos governos municipal, estadual e até federal. É um benefício gigantesco para os atletas, que poderão receber bolsa, ajuda de custo, salário. Isso coloca o Náutico em outro nível, em que podemos ser reconhecidos nacionalmente”, pontuou Nascimento.

O venezuelano Yeferzon Zabala, de 18 anos, é um dos jovens talentos da equipe. Ele possui ajuda de custo do clube e falou sobre a oportunidade de transformar a própria vida por meio do esporte.

Yeferzon Zabala, de 18 anos, veio da Venezuela para sonhar com uma carreira no futebol – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Discuti com um colega sobre meu interesse no futebol, pois, na Venezuela, as oportunidades são limitadas. Vim para o Brasil com o objetivo de encontrar um clube onde pudesse crescer e, aqui no Náutico, estou focado em me dedicar ao grupo e dar meu melhor para sermos campeões”, vislumbrou o garoto.

Outro jovem jogador, o roraimense Caio Alves, de 17 anos, também sonha alto. Isso porque o time campeão roraimense da categoria participa de competições nacionais importantes e pode abrir portas para uma carreira profissional.

O jovem Caio Alves busca ascensão nacional por meio do esporte – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Treinamos de segunda a sábado com foco total no campeonato. A atenção que o treinador Marcelo dedica a todos nós é essencial. Estar aqui significa realizar um sonho, pois quero ser campeão estadual e disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior e a Copa do Brasil, que são uma grande vitrine nacional”, ressaltou Caio.

O que significa ser de utilidade pública?

De acordo com o consultor legislativo da ALE-RR, Daniel Garcia, a declaração de utilidade pública reconhece a relevância social da instituição e implica o reconhecimento, por parte do poder público, da relevância dos serviços prestados pelo Náutico à sociedade no âmbito esportivo. “Essa distinção confere maior credibilidade à instituição perante a comunidade e possibilita o acesso a recursos públicos, parcerias com o Estado, convênios e termos de cooperação”, informou o consultor.

O Projeto de Decreto Legislativo que concedeu esse status ao Náutico foi apresentado pelo deputado Soldado Sampaio (Republicanos), tramitou na Assembleia Legislativa e foi aprovado por unanimidade. Com a publicação oficial, o clube poderá pleitear novas fontes de financiamento e ampliar a atuação no desenvolvimento do esporte.

Daniel Garcia é consultor legislativo da ALE-RR – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Para receber esse título, a entidade precisa cumprir alguns critérios legais. “A legislação exige que a instituição tenha natureza sem fins lucrativos, preste serviços relevantes à sociedade, atuando em áreas de interesse público como educação, saúde ou cultura e esteja em funcionamento há, pelo menos, um ano”, finalizou Garcia.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO Leia mais

Publicidade

Veja também:

AMAZONTECH 2025
ALERR reforça incentivo à inovação e ao desenvolvimento sustentável da Amazônia
Em 5 de setembro de 2025
Polícia Civil de Roraima integra operação nacional que desarticulou organização criminosa de estelionato bilionário
Em 5 de setembro de 2025
Bioeconomia e inovação abrem o Amazontech 2025: Cerimônia de lançamento celebra o futuro da Amazônia
Em 5 de setembro de 2025
Comissão aprova marco regulatório da responsabilidade dos filhos em relação aos pais idosos
Em 5 de setembro de 2025
CGU abre 40 processos sobre descontos ilegais em pensões do INSS
Em 5 de setembro de 2025
Caer garante pontos de água potável durante evento em Boa Vista
Em 5 de setembro de 2025