Pesquisar
Imagem/Divulgação

Faperr amplia parcerias na pesquisa e inovação com visita de fundação do Ceará

A Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) recebeu nesta quarta-feira, 15, a visita do professor Ernani Andrade Leite, presidente da Faifce (Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão do Instituto Federal do Ceará), e da professora Márcia Abrahão e Silva Brandão, diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Roraima, Campus Boa Vista.

A visita ocorreu durante uma ação da Faifce como fundação de apoio, em parceria com a UFCE (Universidade Federal do Ceará), o IFCE (Instituto Federal do Ceará) e a Uece (Universidade Estadual do Ceará), voltada à divulgação do curso “Operacionalização de Projetos no Âmbito das Fundações de Apoio: Teoria e Prática”, ministrado pela procuradora da Universidade Estadual do Ceará.

Durante o encontro, foram discutidas novas possibilidades de cooperação entre as instituições, com foco no fortalecimento do ecossistema de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo em Roraima, além de ações conjuntas voltadas à capacitação e ao intercâmbio de boas práticas em gestão de projetos.

O presidente da Faifce, professor Ernani Leite, destacou a importância do diálogo entre as fundações e instituições de ensino para o avanço da pesquisa na região.

“Estamos aqui em Boa Vista trazendo um curso que trata da operacionalização de projetos com a intervenção de fundações de apoio. Como somos a fundação do Instituto Federal do Ceará, trouxemos essa capacitação também para os pesquisadores do IFRR, da UERR e da UFRR. Aproveitamos a oportunidade para estreitar o relacionamento com a Faperr e discutir parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento de pesquisas e projetos em Roraima”, afirmou.

“Temos boas experiências no IFCE (Instituto Federal do Ceará), como o Polo Embrapii e a incubadora municipal, e queremos compartilhar esse conhecimento para que possamos, juntos, transformar essas conversas em ações concretas e fortalecer o ecossistema de inovação do Estado”, completou.

A professora Márcia Abrahão e Silva Brandão também ressaltou a relevância da iniciativa para o fortalecimento institucional e a troca de experiências.

“Estamos participando dessa ação da Faifce como fundação de apoio, em parceria com a Universidade Federal, o Instituto Federal e a Universidade Estadual do Ceará. O curso busca compartilhar boas práticas sobre a operacionalização de projetos e divulgar as ações e cursos da Faifce”, explicou.

“Nosso objetivo é buscar futuras parcerias, fortalecer as instituições e o ecossistema de inovação, sempre com foco no empreendedorismo e na boa gestão dos projetos de pesquisa”, destacou.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR Leia mais

Publicidade

PUBLICIDADE

Veja também:

Governo de Roraima abre pré-matrículas e reforça que nunca é tarde para recomeçar os estudos
Em 11 de dezembro de 2025
NOTA DE REPÚDIO
Em 10 de dezembro de 2025
Caer reforça controle na qualidade da água em Normandia
Em 10 de dezembro de 2025
GRANDE MÉRITO
ALERR reconhece trajetória de militares com medalha do Mérito Legislativo
Em 10 de dezembro de 2025
Inscrições para processo seletivo do Ceforr estão abertas até 11 de dezembro
Em 10 de dezembro de 2025
Escola Estadual Genira Brito se destaca e conquista o 1º lugar em nove categorias no XXXI Festival de Bandas Escolares
Em 9 de dezembro de 2025