O direito de ir e vir, bem como o escoamento da produção rural era um verdadeiro desafio para 25 famílias do Projeto de Assentamento Cujubim. Em um passado não tão distante, esses moradores contavam somente com uma pequena estrada para poder se locomover, impedindo até mesmo a possibilidade de plantar, colher e gerar renda, conforme relembrou a moradora Cláudia Valbia, que vive há oito na localidade.
“Na verdade, a gente não tinha estrada. Era um ‘picadão’, onde só passava mesmo de moto, carro não tinha condições de entrar aqui. E nós, com muito sacrifício, nos juntamos com moradores e abrimos mais um pouquinho mais a estrada, isso no verão. No inverno, ficava intransitável. A gente ficava atolado, era madeira, pau caindo e ficava intransitável. A gente andava 4 ou 5 quilômetros dentro d’água e, hoje, estamos aqui inaugurando a nossa estrada”, explicou.
As problemáticas apresentadas pela moradora foram superadas, uma vez que o Governo de Roraima entregou à população, neste sábado, 13, a Vicinal 05, nova via de acesso do polo produtivo do município de Caracaraí, região Sul de Roraima. A execução da obra de implantação foi coordenada pela Seinf (Secretaria de Infraestrutura).
A nova estrada possui 6,30 km de extensão, partindo do entroncamento com a vicinal 02, e garantirá o deslocamento da produção e o direito de ir e vir dos moradores da localidade. Foram investidos R$ 1.417.821,44, oriundos de emendas do deputado federal Gabriel Mota e do deputado estadual Gabriel Picanço, somados à contrapartida do Governo Estadual, abrangendo os serviços de implementação da vicinal em revestimento primário e obras de arte corrente (bueiros).
O governador Antonio Denarium destacou que, na atual gestão, já foram recuperados mais de 4 mil quilômetros de estradas vicinais, beneficiando várias localidades no interior de Roraima. Ele também reiterou a importância da nova via de acesso para o homem do campo em Caracaraí, feito em parceria com a bancada roraimense.
“É o Governo do Estado levando a trafegabilidade em parceria com a bancada estadual e federal. São vários produtos aqui na região e eu não tenho dúvida que, com essa obra, a produção rural vai se desenvolver cada vez mais aqui no Assentamento Cujubim e na Vicinal 05. A todos os produtores, um grande abraço e fiquem com Deus”, declarou.
O secretário-adjunto de Infraestrutura, Emerson de Paula, exaltou o impacto que a obra trouxe para o escoamento da produção rural do projeto de assentamento e ressaltou as possibilidades que agora a localidade possui.
“Agora, com essa obra, os produtores aqui vão conseguir, durante o inverno e o verão, ter acesso a outras vicinais e poder chegar aos centros comerciais. Antigamente, a Vicinal 05 não permitia tráfego de veículos pesados e, agora, com essa melhoria que foi feita com essa obra, toda a região aqui foi atendida, ajudando assim toda a cadeia de produção”, afirmou.
AGRICULTURA FAMILIAR E SOCIAL
Durante a cerimônia de inauguração da nova vicinal, o Governo de Roraima realizou entregas de 03 casas de farinha para agricultores familiares do P. A. Cujubim, fomentando a produção rural da região. O investimento nos três itens é de R$ 14.700,00, oriundos de recursos próprios.
Ainda no que tange o fomento à agricultura familiar, foi realizada uma feirinha da agricultura familiar, com produtos da própria região. A iniciativa foi coordenada pelo Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), responsável por realizar a busca ativa dos participantes da feira, bem como a organização da estrutura.
No âmbito social, o Governo beneficiou famílias em situação de vulnerabilidade social da localidade com a entrega de 200 redes e mosquiteiros. O repasse integra o programa “Rede do Bem”, executado pela Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), que visa dar mais conforto às famílias abrangidas pela iniciativa.
Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR Leia mais