A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou simbolicamente, durante a sessão desta terça-feira (18), um moções voltadas ao reconhecimento de profissionais que se destacam em ações pela sociedade roraimense, bem como manifestações de pesar a familiares de pessoas que morreram recentemente.
Entre os destaques, estão homenagens voltadas a setores internos da Casa Legislativa, profissionais da Polícia Militar de Roraima e conselheiros tutelares, por meio de diferentes iniciativas dos parlamentares.
De autoria da deputada Aurelina Medeiros (Progressistas), a Moção nº 42/2025 celebra o empenho do cerimonial da Superintendência de Comunicação e do Centro de Apoio aos Municípios (CAM) da Assembleia Legislativa na organização da solenidade comemorativa ao Dia do Vereador. A parlamentar destacou a excelência na condução do evento, realizado no plenário da ALERR.
Ainda em categoria de aplausos, o deputado Lucas Souza (PL) apresentou duas proposições em homenagem a ações de bravura de policiais militares. A Moção nº 44/2025 reconhece o soldado Magno Garrido Macedo que salvou a vida de uma bebê de sete meses utilizando a manobra de Heimlich (técnica de primeiros socorros aplicada em casos de engasgo). O gesto, segundo o parlamentar, reforça o compromisso da corporação com a preservação da vida.
A Moção nº 45/2025, também proposta por Souza, presta aplausos à 2º tenente Maria do Carmo Araújo de Oliveira, aos soldados Eduardo Borges da Silva e Yule Carolino Ferreira, do 1º Batalhão da PMRR, pelo salvamento de uma recém-nascida em parada respiratória no dia 14 de setembro. A ação foi conduzida com preparo técnico e coragem, segundo a justificativa apresentada.
O plenário aprovou ainda a Moção nº 48/2025, que parabeniza os conselheiros tutelares de Roraima pelo Dia do Conselheiro Tutelar, celebrado nesta terça-feira (18). O documento ressalta o papel fundamental desses profissionais na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, ao destacar o compromisso diário com a sociedade.
Moções de Pesar
Os deputados também aprovaram moções de pesar em solidariedade a familiares e amigos de roraimenses que morreram recentemente. Proposta pelo deputado Jorge Everton (União), a Moção nº 46/2025 manifesta condolências pela morte da médica Sumaia Salomão, ocorrida na última sexta-feira, 7 de novembro, no Hospital Lotty Iris, em Boa Vista.
De autoria do deputado Lucas Souza (PL), a Moção nº 43/2025 lamenta a morte de Diogenio Mayer, estendendo palavras de conforto à família e pessoas próximas.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: SupCom
SupCom ALE-RR
Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO Leia mais