Pesquisar
Imagem/Divulgação

JANEIRO BRANCO Em última ação de campanha, ALE-RR faz panfletagem nas ruas sobre bem-estar mental | ALE-RR

Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou uma ação informativa sobre cuidados com a saúde mental, alusiva à campanha Janeiro Branco. A atividade ocorreu em frente à sede da Casa Legislativa, no Centro Cívico, e foi idealizada pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), do Programa de Atendimento Comunitário do Legislativo roraimense.

 

Durante algumas horas, pedestres e motoristas foram abordados por equipes do Teamarr para trazer um pequeno momento de reflexão sobre o bem-estar mental. Panfletos sobre cuidados diários e mais de 350 flores brancas foram entregues à população.

 

Para a deputada Angela Águida Portella (PP), presidente do Programa de Atendimento Comunitário, a ação pretende levar mais informação sobre o tema para a sociedade roraimense.

 

“Estamos finalizando as ações do Janeiro Branco e mostrando para as pessoas que devemos cultivar bons hábitos para ter saúde mental, a exemplo da leitura, exercício do perdão, a paciência e também em ser uma pessoa empática e se colocar no lugar do outro. Nosso alerta é também sobre a necessidade de procurarmos atendimento especializado em casos mais graves e não transformar isso em tabu”, ressaltou a parlamentar.

 

A enfermeira e servidora da ALE-RR, Geisa Tavares, destacou que são essas iniciativas que reforçam a relevância de debater e informar sobre doenças relacionadas à mente, a exemplo de depressão e ansiedade.

 

“Às vezes, o motorista não dá atenção naquele momento em que recebe o panfleto, mas quando chega em casa, ele olha para aquela lembrancinha, reflete e acaba fazendo uma autoavaliação. Já falamos um pouquinho sobre isso, de uma maneira bem sucinta, mas a ideia mesmo é mexer com o pensamento da pessoa sobre essa temática”, declarou a enfermeira.

 

Quem passou pela praça do Centro Cívico e recebeu as informações, aprovou a iniciativa da Casa Legislativa, a exemplo da servidora pública municipal Nely Bianchini. “Essa ação nos alerta para termos mais esses cuidados, pois creio que a depressão é a doença do século. A gente vê tantos jovens cometendo suicídio e, por isso, acredito que os pais devem ficar atentos nos sinais dessa doença”, opinou a servidora.

 

Já o empresário Fabrício Nunes ressaltou as dificuldades de pensar em bem-estar em uma rotina cada dia mais atarefada. “Falar sobre saúde mental hoje é mais do que necessário, né? As pessoas estão com muito trabalho, com pouco tempo de lazer, porém é fundamental cuidarmos não só da saúde física, mas principalmente das doenças que afetam a mente”, enfatizou.

 

Janeiro se encerra com diversas ações do Parlamento roraimense voltadas à saúde mental. Foi realizado o Podcast “Janeiro Branco” pela TV (canal 57.3) e Rádio Assembleia (98,3 FM), bem como a emissora legislativa também promoveu uma série de três reportagens sobre a temática. Além disso, palestras sobre bem-estar da mente foram proferidas na Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR, sendo que todas essas ações objetivaram o cuidado da saúde da mente para além de janeiro.

 

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

Veja também:

Empreendedor roraimense participa de rodadas de negócios internacionais na Beauty Fair
Em 10 de setembro de 2025
SAÚDE MENTAL
Assembleia Legislativa reforça ações para o Setembro Amarelo em defesa da vida
Em 10 de setembro de 2025
Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação
Em 10 de setembro de 2025
Rio tem alerta para ventos fortes nesta terça-feira
Em 10 de setembro de 2025
Caer investe em redução de perdas e adquire mais 7 mil hidrômetros
Em 10 de setembro de 2025
Unidos pelo amor à profissão, empreendedores do Sebrae se capacitam na Beauty Fair 2025
Em 10 de setembro de 2025