Pesquisar
Imagem/Divulgação

‘LIMPA NOME’
Serasa não entra em contato com o consumidor para negociação de dívidas, alerta Procon Assembleia

A partir desta segunda-feira (4), consumidores em todo o país poderão quitar suas dívidas presencialmente nas agências dos Correios, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. A parceria amplia o atendimento do Feirão Serasa Limpa Nome, o maior evento de negociação de dívidas.

Parceria com a empresa possibilita maior atendimentos no Feirão Serasa Limpa Nome – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

Com mais de mil empresas parceiras, a 32ª edição do Feirão, que começou em 28 de outubro, oferece condições especiais e acordos exclusivos, com descontos que chegam a até 99%. Segundo a Serasa, até setembro de 2023, cerca de 71,8 milhões de brasileiros estavam em situação de inadimplência.

Embora o serviço esteja disponível ao longo do ano, neste mês, os inadimplentes têm condições ainda melhores para negociar suas dívidas, o que pode atrair a atenção de golpistas. Por isso, é fundamental estar atento a possíveis fraudes via links, uma vez que a Serasa não envia mensagens aos consumidores para resolver pagamentos.

 

 

Aldo Carvalho, diretor do Procon Assembleia – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

“Em nenhuma hipótese o consumidor deve fornecer dados a estranhos. A Serasa não entra em contato com você”, afirmou o diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho. Ele explica que, além dos Correios, os interessados devem procurar os canais oficiais da Serasa: aplicativo ou site, onde está disponível uma lista das empresas participantes, incluindo companhias de telecomunicações, concessionárias de água e energia, bancos, financeiras, redes de varejo, entre outras.

“Após o cadastro no aplicativo ou site, o consumidor pode ver suas dívidas e as opções de pagamento (boleto ou Pix). A novidade deste ano é o ‘carrinho de ofertas’, semelhante ao dos sites de compras, no qual é possível reunir várias dívidas para pagamento único ou parcelado”, detalhou Carvalho.

O Feirão

O mutirão visa à renegociação de dívidas com descontos e condições especiais de pagamento, como parcelamento em até 72 vezes. Os débitos podem ser quitados presencialmente ou de forma on-line, em até três minutos.

Laís Francisco, especialista Serasa – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

A especialista e porta-voz do Serasa em Roraima, Laís Francisco, destacou que o Feirão acontece duas vezes ao ano, no início e agora, ao final, “pensando no consumidor, para que ele termine o ano livre de dívidas e tenha mais acesso a crédito financeiro. Nosso grande objetivo é: sair da inadimplência e retomar o acesso a crédito, importante para que ele realize sonhos e adquira bens desejados”, ressaltou.

Laís também afirmou que, com a parceria com os Correios, que envolve mais de 10 mil agências, espera-se alcançar um grande número de consumidores. “Eles podem comparecer às agências, consultar sua situação de forma totalmente gratuita e decidir se querem ou não fechar um acordo. Até o momento, já firmamos mais de um milhão de acordos e queremos triplicar esse número até o fim do Feirão”, comentou.

A especialista ainda alertou sobre cuidados para evitar fraudes. “Infelizmente, muitas pessoas tentam se passar pela Serasa. Temos um número oficial de WhatsApp para negociações, com um selo verde de verificação. É muito importante que os consumidores verifiquem o número oficial [disponível no site] e reconheçam esse selo”, concluiu.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Publicidade

Veja também:

Polícia Civil conclui investigação de roubo e prende suspeito em Boa Vista
Em 11 de setembro de 2025
Sicoob UniCentro Norte Brasileiro inicia operações com Fundo de Aval do Sebrae e expande acesso ao crédito para pequenos
Em 11 de setembro de 2025
GARANTIA DE DIREITOS
Procon Assembleia destaca 35 anos do Código de Defesa do Consumidor e reforça compromisso com a população
Em 11 de setembro de 2025
Câmara aprova regime de urgência para dois projetos
Em 11 de setembro de 2025
Ciclismo roraimense garante primeiro pódio de competição nacional
Em 11 de setembro de 2025
Mais de 15 moradias são atingidas por incêndio em Cubatão (SP)
Em 11 de setembro de 2025