O governador Antonio Denarium recebeu neste sábado, 6, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que veio a Roraima para acompanhar o início dos atendimentos no Centro de Referência em Saúde Indígena Xapori Yanomami, localizado na região de Surucucu, na Terra Indígena Yanomami.
Esta é a primeira visita oficial de Alexandre Padilha ao Estado de Roraima como ministro da Saúde. A comitiva do governo federal desembarcou às 7h30 e seguiu para a Terra Indígena, acompanhada do governador.
“Eu e o governador fizemos a visita na Terra Indígena. Fomos receber a estrutura construída no Surucucu, por meio de parceria do Ministério da Saúde com a Cufa [Central Única das Favelas] e a Target [ONG alemã Target Ruediger Nehberg]. É um Centro moderno, e a gente vai poder garantir o atendimento aos pacientes lá mesmo, algumas internações e partos, de forma digna”, disse o ministro.
“Tem também aparelho de ultrassom abdominal, ultrassom vascular, sala de estabilização com equipamentos para ventilação mecânica, laboratório para detecção de malária, tuberculose, hanseníase, leishmaniose, essas doenças endêmicas. Um laboratório moderno em que você coleta a amostra e em 20 minutos o exame está pronto. Além de cuidar da população, vai fazer com que os recursos que a gente coloca para o povo indígena sejam bem utilizados, evitando também o número de remoções”, acrescentou Padilha.
Ministro e governador visitam Centro de Radioterapia de Roraima
Após o retorno da área indígena, o ministro e o governador visitaram o Centro de Radioterapia, anexo do Hospital Geral de Roraima, que está em fase de conclusão.
“Esses dois equipamentos de radioterapia, o acelerador linear e a braquiterapia, garantirão que os pacientes que têm câncer possam fazer todo o tratamento em Roraima. O Estado já tem a Unacon [Unidade de Alta Complexidade em Oncologia], que é credenciada pelo governo federal e faz a parte da quimioterapia e da cirurgia; a radioterapia completa o tratamento. Essa é uma conquista muito importante para a população do Estado”, enfatizou o ministro.
Alexandre Padilha ressaltou que a obra é feita por meio de parceria entre os governos federal e estadual, com o apoio da bancada federal de Roraima. Ainda de acordo com o ministro, a expectativa é que, até o fim do ano, a estrutura seja inaugurada.
O governador Antonio Denarium destacou que a finalização da obra possibilitará a melhoria do atendimento oferecido aos pacientes oncológicos.
“A obra está com 95% dos serviços concluídos e deve ser inaugurada até o final de 2025. Com a radioterapia aqui, os pacientes oncológicos que necessitam desse serviço não precisarão ser transferidos para outros estados através de TFD [Tratamento Fora de Domicílio]. Todo o tratamento será feito em Roraima, o que vai trazer um benefício grande não apenas para os pacientes, mas também para os seus familiares e para o Governo do Estado, que dará uma assistência de melhor qualidade”, frisou o chefe do Executivo estadual.
Atendimentos ofertados pelo Estado ao povo Yanomami
Além da estrutura oferecida pelo governo federal, os indígenas Yanomami recebem diversos tipos de atendimento nas unidades da rede estadual de saúde.
De janeiro a agosto de 2025, o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento atendeu 459 pacientes indígenas da etnia Yanomami.
No mesmo período, no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, foram efetuados 736 atendimentos a Yanomami; no Pronto Atendimento Cosme e Silva, 60 pacientes Yanomami foram atendidos; no Hospital das Clínicas Doutor Wilson Franco, atual Hospital Universitário, foram atendidos 28 pacientes Yanomami.
Entre os meses de maio e agosto, foram realizados 106 atendimentos a indígenas Yanomami na Policlínica Coronel Mota.
Além disso, uma ampla rede de assistência oferecida pelo Estado ao povo Yanomami inclui escolas, formação de professores e distribuição de kits de material escolar. Foram realizadas ainda, nos últimos anos, ações para garantir segurança alimentar, por meio da distribuição de alimentos obtidos via PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), com o apoio do Dsei-Y (Distrito Sanitário Especial Yanomami) e da Casai (Casa de Saúde Indígena).
Link para acessar as imagens: https://www.transfernow.net/dl/20250906Td3gGGAP
Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR Leia mais