O setor de beleza em Roraima dá um passo fundamental rumo à profissionalização e à conquista de novos horizontes com a participação de 20 empresas na Beauty Fair 2025, o maior evento do segmento nas Américas. A delegação, liderada pelo Sebrae Roraima, estará em São Paulo entre os dias 5 e 10 de setembro, em uma missão empresarial estratégica que busca impulsionar a competitividade e aprimorar a gestão das empresas locais.
A presença do Sebrae na 20ª edição da feira, realizada no Expo Center Norte, acontecerá em três frentes de trabalho, garantindo que os empreendedores roraimenses aproveitem ao máximo a grandiosidade do evento. Com mais de 2 mil marcas, 500 expositores e um público estimado em 200 mil visitantes, a Beauty Fair movimenta cerca de R$ 800 milhões em negócios, oferecendo um ambiente único de aprendizado e conexão para cabeleireiros, depiladores, maquiadores, esteticistas e demais profissionais da área.
Uma imersão em conhecimento
O ponto central da missão é a participação de um grupo de 20 empresários em uma imersão completa na feira. A programação contempla eventos paralelos, como o Seminário Sebrae na Beleza, que reúne palestras e workshops sobre temas essenciais para a gestão contemporânea. Os empreendedores terão acesso a conteúdos relevantes sobre gestão, empreendedorismo, sustentabilidade e, sobretudo, às novas tendências do setor, que costumam ser apresentadas primeiro na Beauty Fair.
A analista do Sebrae responsável pela missão, Bibiana Uchôa, explica que a iniciativa é um investimento direto no capital humano e intelectual do segmento.
A missão empresarial busca justamente fomentar negócios, networking, compras e conhecimento para os empresários atendidos pelo projeto Sebrae + Beleza. É uma oportunidade única para que eles tenham um olhar mais apurado sobre o macro do setor e tragam soluções mais palpáveis e satisfatórias para seus clientes. O participante não traz apenas conhecimento na bagagem, mas também a chance de apresentar novos produtos e técnicas ao nosso mercado local.
A experiência é oportunidade para que empresários roraimenses se sintam integrados a um ecossistema nacional, troquem experiências com profissionais de outros estados e se inspirem a elevar o padrão de seus negócios. O Sebrae, com sua expertise, atua como facilitador, tornando essa jornada produtiva e significativa para todos os envolvidos.
Acesso a mercado
Um dos destaques da missão é a participação da empresa Papillon Blue no estande institucional do Sebrae Nacional. Selecionada pela estratégia nacional da Beleza e Bem-Estar e pelo projeto MOVE +, a marca roraimense terá a chance de expor e vender seus produtos ao lado de outras 11 micro e pequenas empresas de destaque do Brasil.
A escolha da Papillon Blue representa uma conquista importante no acesso ao mercado nacional, elevando a visibilidade da empresa. Além da exposição, ela contará com orientação técnica especializada da Unidade de Mercado do Sebrae Nacional, com foco em estratégias de apresentação, abordagem comercial e aproveitamento das oportunidades, garantindo resultados concretos em vendas e novos contatos.
Internacionalização nas rodadas de negócios
A terceira, e mais ambiciosa, frente de atuação do Sebrae é a participação nas Rodadas de Negócios Nacionais e Internacionais. A empresa Nowrelly Cosméticos, do empresário Jollesson, foi selecionada para esse circuito de encontros de alto nível, com potencial para gerar negócios de exportação.
Segundo Bibiana, a iniciativa amplia de forma significativa as possibilidades de crescimento.
A empresa poderá participar das rodadas para gerar negócios de exportação, conquistar novos clientes e intermediar processos de aquisição de produtos que podem contribuir diretamente para o fortalecimento do empreendimento.
Setor em ascensão
A decisão de investir no mercado de beleza em Roraima não é aleatória. O Sebrae identificou que o segmento está em franco crescimento, sendo um dos que mais avançam no estado.
“Se buscarmos parâmetros entre 2019 e 2024, veremos que o mercado cresceu mais de 130%. São novos negócios sendo abertos, impulsionados pela forte tendência de consumo de serviços de embelezamento, que atendem tanto à autoestima quanto ao bem-estar das pessoas”, explica Bibiana.
A analista reforça que ações como a missão empresarial são decisivas para fortalecer a competitividade das empresas locais.
“O projeto Sebrae + Beleza oferece atendimento especializado a essas empresas, com foco em soluções que ampliem vendas, conquistem novos clientes e elevem a competitividade. A missão empresarial potencializa tudo isso, proporcionando uma visão mais ampla do setor e acesso a tendências globais, para que os empreendedores tragam soluções mais inovadoras e satisfatórias ao seu público”, conclui.
Fonte e imagens: SEBRAE-RR DA ASN RORAIMA Leia mais