Pesquisar
Imagem/Divulgação

NA TRIBUNA Rarison Barbosa traça balanço de 2023 e projeta ações para 2024 | ALE-RR

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) na manhã desta quinta-feira (22), o deputado Rarison Barbosa (PMB) fez um balanço das atividades parlamentares em 2023 e apresentou as prioridades para o próximo ano.

“Em 2023, além dos decretos, tivemos 4 projetos aprovados. Legislamos sobre a mobilidade urbana através do aplicativo BORA, a ser gerenciado pelo governo do Estado. Também aprovamos a inclusão da Secretaria de Justiça e Cidadania no Fundo Estadual de Segurança Pública. Legislando sobre a segurança nas redes privadas de ensino e fizemos uma indicação ao Governador que criou o programa ‘Polícia nas Escolas’”, destacou o parlamentar ao listar projetos e indicações aprovadas ao longo de 2023.

Já as prioridades de 2024 serão nas áreas de segurança, serviço público, saúde, mobilidade urbana, agricultura familiar e infraestrutura em equipamentos públicos.

Entre os projetos direcionados, Barbosa apontou políticas públicas voltadas para pessoas com diabetes, pela gratuidade no transporte intermunicipal para pessoas com deficiência e transtorno de neurodesenvolvimento.

“Hoje temos muitas crianças com diagnóstico de autismo, então precisamos trazer a gratuidade e dar atenção a esses pais que moram no interior”, justificou o parlamentar.

A instituição do regime de teletrabalho dos servidores públicos, o plano de cargos e salários dos agentes de trânsito e o fortalecimento dos quadros de servidores civis e penais através do chamamento do cadastro reserva dos concursos em vigor das duas instituições, bem como ampliação no quadro de médicos legistas, também foram elencados com prioridades.

“Precisamos ver a possibilidade do remanejamento das vagas de PCD [Pessoa com Deficiência] que não foram preenchidas para ampla concorrência no concurso para delegado da polícia civil”, disse.

“Também precisamos instituir o adicional de risco de vida e a indenização de fardamento para os policiais penais. Os militares já têm esse benefício”, complementou numa fala bastante aplaudida por servidores da categoria que acompanhavam o discurso nas galerias do plenário.

Reconduzido ao cargo de 3º secretário da Mesa Diretora da ALE-RR para o biênio 2025-2026, Barbosa finalizou o discurso agradecendo o apoio unânime dos parlamentares na eleição da quarta-feira (21).

“Nós temos muitos planos e não temos dúvidas de que, com muita fé em Deus, vamos conseguir realizar esses projetos. Quero agradecer a Deus e ao presidente Soldado Sampaio, que tem conduzido esta Casa Legislativa de forma harmônica, e agradecer a todos os parlamentares que reconduziram a Mesa Diretora para o próximo biênio”, concluiu.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

Veja também:

Guarda-vidas buscam casal que desapareceu na Praia do Leme
Em 13 de setembro de 2025
‘O VOO DA BAILARINA’
Alunas do CCJuv fazem último ensaio antes da grande apresentação
Em 13 de setembro de 2025
Reunião prepara lançamento do Diálogos para o Futuro em Rorainópolis
Em 13 de setembro de 2025
Comunidade indígena de Roraima é reconhecida como exemplo de turismo responsável no Brasil
Em 12 de setembro de 2025
GOVERNANÇA CLIMÁTICA
ALERR participa do lançamento IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas
Em 12 de setembro de 2025
Caravana encerra atividades em Roraima com itinerância em Amajari
Em 12 de setembro de 2025