Pesquisar
Imagem/Divulgação

No Dia Internacional da Igualdade Salarial, G20 debate empoderamento econômico feminino — Agência Gov

G20 Social na Trilha de Finanças e GT de Empoderamento Feminino discutem como os grupos de trabalho da Trilha podem contribuir para a equidade entre mulheres e homens

A Trilha de Finanças e a Trilha de Sherpas do G20 se reuniram virtualmente nesta quarta-feira (18/9) no evento paralelo Trilha de Finanças do G20 e as Mulheres: a busca pela igualdade e empoderamento das mulheres para a construção de um mundo justo e sustentável”. Participaram a coordenadora da Trilha de Finanças e secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, embaixadora Tatiana Rosito, a secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, e a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva. O evento reuniu também mais de 150 participantes, entre membros do G20, países convidados e organizações internacionais.

“Precisamos avançar na igualdade de gênero […] de forma que as mulheres possam efetivamente contribuir na construção de soluções para questões que vão desde o acesso a serviços públicos básicos até impulsionar um desenvolvimento econômico mais equitativo e sustentável”, disse a primeira-dama em sua fala de abertura.

A iniciativa do evento é baseada no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, igualdade de gênero, e em compromissos estabelecidos em outros tratados e convenções dos quais o G20 é signatário.

“É importante ressaltar que uma das entregas deste debate será um documento com comentários e sugestões para os delegados da Trilha de Finanças do G20”, afirmou a embaixadora Rosito. Ela observou que há elementos transversais da agenda de empoderamento das mulheres a serem desenvolvidos em todos os grupos de trabalho e iniciativas da trilha financeira, conforme a nota conceitual distribuída aos participantes. Alguns membros ressaltaram a importância dessa iniciativa da presidência brasileira do G20 ter continuidade na presidência sul-africana.

A secretária lembrou ainda que, segundo o acordo dos líderes em Nova Delhi, em 2023, os países membros se comprometem a promover participação significativa de mulheres na economia como tomadoras de decisão. “Completamente em pé de igualdade e de forma efetiva”, acrescentou. Vários participantes realçaram a importância da igualdade salarial, cujo dia internacional é celebrado nesta data, 18 de setembro.

A secretária Guarezi iniciou parabenizando a Trilha de Finanças do G20 “por este evento que incentiva a transversalidade da temática da igualdade entre mulheres e homens e fortalece a convergência do entendimento que pensar a economia, a macroeconomia, é pensar nas questões sociais e vice-versa, porque ambas se alimentam uma da outra”.

Ela trouxe ainda dados domésticos, que reforçam a coerência entre a política interna e externa brasileiras, como o Bolsa Família, que destina 83,4% de seus benefícios às mulheres, o que teve como consequência direta a redução da insegurança alimentar.

Receptividade

As falas dos presentes deram apoio à iniciativa da presidência brasileira. Lyndsey White, que compartilhou com os presentes acreditar ser a primeira representante mulher do Reino Unido no nível de vice-ministros, disse que o país apoia o aumento da representação feminina. E lembrou, com alegria, a imagem que viu na reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais, em julho: “Eram mais de 20 mulheres e posso afirmar que já avançamos muito, mas ainda temos muito a avançar”, colocou.

Participação feminina na reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais, em julho
Participação feminina na reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais, em julho

Patrícia Pollard, representante dos Estados Unidos, aprecia a iniciativa da discussão e espera o dia em que não será mais preciso falar mais sobre o assunto, porque simplesmente estará lá. “Espero que minha filha não precise lutar por essa questão.”

Outros presentes também compartilharam suas experiências nacionais, a exemplo do Egito e da Arábia Saudita, que trouxeram iniciativas que visam facilitar o acesso às instituições bancárias por parte das mulheres como pessoas físicas e empreendedoras, e da facilitação para que elas possam integrar mercados.

Outras representantes deram destaque à economia do cuidado e notaram que seus países vêm estabelecendo incentivos específicos para que as mulheres possam ampliar a sua participação na força de trabalho, como no caso de Japão e Singapura.

Confira a Issues Note do evento conjunto da Trilha de Finanças e a Trilha de Sherpas do G20




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

Publicidade

Veja também:

Caravana encerra atividades em Roraima com itinerância em Amajari
Em 12 de setembro de 2025
Comissão aprova dedução do IR de gastos com cuidador de pessoa com deficiência
Em 12 de setembro de 2025
PM ambiental fecha dez fábricas clandestinas de balões em São Paulo
Em 12 de setembro de 2025
CONCURSO DA POLÍCIA PENAL
Comissão Especial da ALERR cobra do governo medidas para convocar 95 aprovados
Em 12 de setembro de 2025
Governo de Roraima avança com obra de iluminação da RR-205 e trecho inicial entrará em funcionamento a partir de outubro
Em 11 de setembro de 2025
Polícia Civil conclui investigação de roubo e prende suspeito em Boa Vista
Em 11 de setembro de 2025