Alunas do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) e equipes das unidades estão nos preparativos finais para a apresentação do espetáculo cultural “O voo da bailarina”. O último ensaio geral foi na tarde desta sexta-feira (12), no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), local que sediará o evento.
A superintendente de Programas Especiais, Marília Pinto, destacou que a dança é uma tradição do CCJuv e uma das atividades mais procuradas pelas crianças, pela performance, música e delicadeza dos movimentos. Segundo ela, todos os anos, em setembro, o órgão promove uma mostra especial em alusão ao Mês da Bailarina.
“A gente não se preocupa com rigores técnicos. Temos alunos de 5 a 17 anos e o mais interessante é o desejo deles em participar e mostrar o que aprenderam. Os pais também se emocionam muito com isso”, afirmou.
Marília acrescentou que o espetáculo cresce a cada ano e, por isso, exigiu uma estrutura maior em 2025.
“O presidente Sampaio [Republicanos] tem nos dado todo apoio. Este ano, resolvemos ousar e reunir todas as apresentações em um único local. Buscamos um espaço onde fosse possível oferecer figurino especial, iluminação cênica, painel de LED e sonorização adequada. Agradeço à UFRR, em nome do reitor José Ticianeli, pela parceria. Tenho certeza de que o impacto será emocionante para as famílias”, ressaltou.
Expectativa no ar
A estudante Lyvia dos Anjos Vidal, de 17 anos, aluna do polo SHC, será uma das protagonistas. A jovem contou que entrou no CCJuv no primeiro semestre e que as aulas contribuíram para seu desenvolvimento artístico e trabalho em grupo.

“A dança é muito especial para mim, pois pratico desde os três anos. Aprendi técnicas, mas também valores de convivência. Estou me despedindo do CCJuv no fim do ano, feliz e realizada com tudo o que absorvi. Tenho certeza de que aprendi muito com minhas colegas e elas comigo”, relatou.
Ansiosa para a apresentação, Lyvia comentou sobre os sentimentos que antecedem o espetáculo.
“Estou nervosa, com dores, falta de apetite e de sono, mas muito contente. Tenho certeza de que vai dar tudo certo”, disse.
Primeira experiência no palco
A assistente de estatística Keilyn Briceno acompanha de perto a expectativa da filha Hannah, de cinco anos, aluna do polo SHC há seis meses. Será a primeira apresentação da menina em público.

“Ela está emocionada desde os ensaios. Quando viu o palco e as luzes, ficou encantada. Acredito que será uma experiência gratificante. A Hannah era muito agitada, mas agora chega das aulas mais calma. A dança tem feito muito bem para ela”, contou.
O espetáculo
“O Voo da Bailarina” narra a história de uma jovem que sonha em conhecer o mundo. Ao lado da fada madrinha e do coelho Gaspar, ela embarca em um balão e percorre os continentes em busca de realizar esse sonho.
A apresentação será no CAF/UFRR, neste sábado (13), em duas sessões: às 16h e 18h, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelo YouTube (@assembleiarr).
Ficha técnica
O espetáculo reúne 274 bailarinas, distribuídas entre cenas e sessões. Dez meninas se revezarão como protagonistas — cinco em cada apresentação:
· Lyvia dos Anjos Vidal
· Lara Cecília da Silva Teixeira
· Kayra Hanna Morais Sousa
· Greice Wanessa Sanchez Alfonso
· Josemith Valentina Urosa Gonzalez
· Isabelly da Silva Bessa
· Fernanda Lyara Fernandes Soares
· Maria Eduarda Martins da Silva
· Valentina Abreu Guerreiro
· Ana Júlia Almeida Queiroz da Silva
O espetáculo conta com os coreógrafos Elisnaira Vieira Silva, Célio Magalhães Costa, Whisley Alleff Alexandre da Silva, Isnaíra Menezes, Fernanda Brasil de Oliveira, Moisés Freitas da Silva e Joandson Jorge Pereira Marques.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR
Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO Leia mais