Servidores públicos municipais da Capital e do Interior de Roraima participam nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21 de agosto, respectivamente, da capacitação “Elaboração de projetos, captação de recursos e prestação de contas”, promovido pela Escola do Tribunal de Contas do Estado e Sebrae Roraima.
O curso é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Sebrae e o TCERR cujo intuito é fortalecer as gestões municipais, transparecer processos e somar inovação e tecnologia nos processos.
Na abertura, ocorrida na manhã desta quarta-feira, o diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, enalteceu a disponibilidade das Prefeituras em enviar servidores para aprimorar conhecimentos e fortalecer o papel do programa Cidade Empreendedora em cada município de Roraima.
**”Preparar as equipes dos municípios desde o planejamento, execução dos projetos desde que esteja dentro da legalidade, da transparência e economicidade com qualidade. O foco é trabalhar o que tem de melhor com inteligência artificial para as equipes municipais utilizarem nos termos de referência de compras para executar em seus municípios.”** Explicou Baú.
Estes são vieses do Cidade Empreendedora, ajudar as gestões municipais a desenvolverem boas práticas administrativas, programa presente em todos os 15 municípios de Roraima.
**”Onde o Sebrae está trabalhando em oito eixos estratégicos, desde a melhoria da gestão pública, ambiente de negócios, educação empreendedora, ou seja, diversos segmentos que auxiliam o gestor municipal, mas também que beneficiem a população”**, complementou o diretor superintendente.
O anfitrião do evento, o vice conselheiro Bismark Dias, agradeceu a parceria do Sebrae Roraima na condução da capacitação e a escolha de profissionais para engrandecer o curso.
**”Essa iniciativa, junto ao Sebrae, é começar a captar estes servidores para que os próprios municípios de Roraima tenham acesso a recursos que estão disponíveis”**, explicou o conselheiro ao relatar a existência de verbas para na Região Amazônica, mas não aproveitados por ausência de projetos adequados.
O uso de ferramentas em IA (Inteligência Artificial) foi tema da primeira capacitação, ministrado pelo instrutor Thiago Nóbrega, direto do Rio Grande do Norte.
**”A ideia do curso foi proporcionar uma fluência em Inteligência Artificial, não precisa compreender como a IA funciona internamente para entender os benefícios dela, ela pode ser um excelente parceiro na confecção de políticas públicas, nas contas, no auxílio aos gestores públicos e é um instrumento, de fato, sensacional.”** Elencou Nóbrega.
Na plateia, olhares atentos as explicações. O ouvidor-geral do município de Caracarai, localizado na Região Centro-Sul, Rafael Ramos, falou da motivação em melhorar o serviço com as informações adquiridas.
**”Sempre buscar melhorias para nosso município, é muito válida essa iniciativa do Sebrae com o TCE para buscarmos essa melhoria na parte de processos, essa tendência de IA tentando alinhar as melhorias no município”**, contou.
As informações auxiliarão as Prefeituras Municipais a alcançarem recursos disponíveis para aplicação em políticas públicas para região.
Fonte e imagens: SEBRAE-RR DA ASN RORAIMA Leia mais