Pesquisar
Imagem/Divulgação

Sebrae fortalece parcerias com municípios do estado de Roraima

O Sebrae Roraima realizou, nesta semana visitas institucionais aos municípios de São Luiz do Anauá e Rorainópolis. A iniciativa contou com a diretoria técnica, com o gestor Doan Rabelo, e reuniu representantes das unidades de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (UPPDT) e Atendimento Região Sul (UARS), que dialogaram com gestres municipais sobre estratégias para o fortalecimento do empreendedorismo local.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae Roraima, Doan Rabelo, esta é mais uma oportunidade para a instituição cumprir sua missão de desenvolver a cultura empreendedora, fortalecendo a economia e proporcionando o protagonismo dos pequenos negócios.

Durante os encontros, Elissandra Costa, gerente da unidade de políticas públicas, destacou a importância da capacitação e do suporte técnico para os secretários municipais e demais responsáveis envolvidos no desenvolvimento econômico das cidades. Ela ressaltou que o Sebrae pode contribuir com iniciativas voltadas à nova lei de licitações, 14.133-21, educação empreendedora e simplificação da formalização de empresas e outros setores estratégicos.

Nós trazemos parceiros e ferramentas que ajudam a estruturar políticas públicas e a qualificar as gestões municipais. O programa Cidade Empreendedora, por exemplo, já está presente em mais de 50% dos municípios brasileiros e tem gerado resultados expressivos. Sabemos do potencial de cada município visitado e estamos aqui para apoiar esse desenvolvimento”, afirmou Elissandra.

Ainda segundo a gerente, o programa ganhou um novo eixo este ano, voltado para a inclusão produtiva. “Isso é fundamental para atender a migrantes e pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo oportunidades e fortalecendo a economia local”, acrescentou.

Carol Padilha, gerente da UARS, reforçou a necessidade de atuação conjunta entre a gestão municipal e o Sebrae para fomentar o crescimento dos pequenos negócios. Carol apresentou dados sobre a formalização empresarial na região e ressaltou a importância da Sala do Empreendedor na continuidade das ações.

Em São Luiz do Anauá, por exemplo, temos 430 empresas entre MEI (Microempreendedor individual), ME (Microempresas) e EPP (Empresa de Pequeno Porte) registradas, das quais 192 estão irregulares. Nosso papel é oferecer atendimento e orientações técnicas, capacitações, consultorias e eventos para estimular o empreendedorismo e ampliar a competitividade desses negócios”, explicou.

Ao final das reuniões, os representantes do Sebrae convidaram os gestores municipais para participar do Agroind, evento que será realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier) e Federação da Agricultura de Roraima (Faer), em março deste ano. A programação abordará temas como inovação, sustentabilidade e oportunidades para o setor agroindustrial, em parceria com a prefeitura municipal de São João da Baliza, Sebrae, Faer e Fier .

A agenda de visitas reforça o compromisso do Sebrae com o desenvolvimento territorial e o fortalecimento das políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo, promovendo oportunidades de crescimento sustentável para os municípios do estado de Roraima.

OS PREFEITOS

No município de São Luiz do Anauá, o prefeito Elias da Silva declarou agradecimento à visita institucional e reforçou o compromisso com o empreendedorismo.

“Nesta nova gestão queremos fortalecer ainda mais as parcerias e dizer que o Sebrae é muito importante nos municípios, principalmente para nossas empresas. O Sebrae e a Prefeitura tem planos para investir no empreendedorismo e município sairá fortalecido. Então, para nós é de grande satisfação receber o diretor do Sebrae e toda a sua equipe”.

Em Rorainópolis, o prefeito Alessandro Daltro explicou que a parceria engrandece a economia local.

“A parceria com o Sebrae é de suma importância para que os nossos empresários e microempreendedores possam ter apoio para formalização e simplificar e melhorar os negócios, o atendimento aos cidadãos do município, além de melhorar a arrecadação dessas empresas para que possamos juntos trabalhar unidos no seu objetivo de ver o município próspero, educativo e, acima de tudo, um município empresarial”, finalizou.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias / SEBRAE-RR – Clique Aqui!

Publicidade

Veja também:

Ciclismo roraimense garante primeiro pódio de competição nacional
Em 11 de setembro de 2025
Mais de 15 moradias são atingidas por incêndio em Cubatão (SP)
Em 11 de setembro de 2025
GARANTIA DE DIREITOS
Comissão de Saúde da ALERR estuda proposta para desentravar progressão de servidores da Sesau
Em 11 de setembro de 2025
Evento reúne especialistas em Foz do Iguaçu para debater inovações e desafios do trânsito
Em 10 de setembro de 2025
Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas em barbearia no Centro de Boa Vista
Em 10 de setembro de 2025
Empreendedor roraimense participa de rodadas de negócios internacionais na Beauty Fair
Em 10 de setembro de 2025