Pesquisar
Imagem/Divulgação

Semana do G20 discutiu juventude, integridade da informação, regulação de plataformas — Agência Gov

 
 
 
 
 
 
 
G20 em quadrinhos

Jovens repórteres de escolas públicas de Alagoas participam de entrevista coletiva com técnicos do G20 Brasil | Foto: Audiovisual G20 Brasil

Em entrevista ao site G20 Brasil, Tawfic Jelassi, diretor da Unesco, fala sobre liberdade de mídia, alfabetização informacional, segurança de jornalistas e combate à desinformação com a iniciativa “Internet for Trust”. Ele também aborda a transformação digital, a ética na Inteligência Artificial (IA) e a inclusão de línguas indígenas e pessoas com deficiência no espaço digital.

Pela primeira vez na história do G20, a agenda de combate à desinformação e promoção da integridade da informação fará parte da declaração de ministros do fórum, resultado dos debates do grupo de trabalho Economia Digital, que se reuniu nesta semana em Maceió, Alagoas. Além desses temas, o GT também fechou consenso para declarações sobre governo digital, inclusão e conectividade significativa e parâmetros para o desenvolvimento da inteligência artificial. A reunião ministerial acontece nesta sexta-feira, 13/9.

As quatro prioridades brasileiras para o Grupo de Trabalho de Finanças Sustentáveis obtiveram consenso dos países do G20 durante a reunião, que aconteceu nos dias 9 e 10 de setembro no Rio de Janeiro. O encontro discutiu e consolidou os avanços alcançados durante a presidência brasileira ao longo do ano e o documento fará parte da declaração final dos líderes das maiores economias do mundo. O subsecretário de Financiamento e Desenvolvimento Sustentável do Ministério da Fazenda, Ivan Oliveira, e a chefe adjunta do Departamento de Relações Internacionais do Banco Central do Brasil, Cyntia Azevedo, apresentaram um balanço sobre as prioridades estabelecidas pelo Brasil e que foram entregues com sucesso.

Após nove meses de debates intensos, a Iniciativa do G20 sobre Bioeconomia (GIB) estabeleceu os 10 princípios de Alto Nível sobre Bioeconomia, como resultado de reunião de técnicos dos países-membros do fórum, realizada nesta semana, no Rio de Janeiro. É a primeira vez que o tema da bioeconomia é objeto de um documento multilateralmente acordado dedicado especificamente a esse tema.

Incêndios florestais têm acontecido em diversos países e, segundo especialistas, estão piorando e destruindo a fauna e a flora de várias regiões do mundo. Segundo estudo publicado na revista Nature Ecology & Evolution, a Amazônia, Austrália, Canadá, Chile, Portugal, Indonésia, a Sibéria e o oeste dos Estados Unidos estão entre os países mais afetados por incêndios florestais nos últimos anos.

Desde o início, o G20 Brasil está revolucionando a forma como se comunica, uma vez que a comunicação é muito mais que uma via de mão única; por isso, por meio de estratégia de comunicação colaborativa, cidadãos de todas as partes do mundo se tornam protagonistas, compartilhando suas visões e suas realidades. A ideia é simples: dar voz às pessoas, influenciadores, coletivos, cidadãos comuns, para que todos participem ativamente dos debates sobre temas globais importantes.

 




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

Publicidade

Veja também:

GOVERNANÇA CLIMÁTICA
ALERR participa do lançamento IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas
Em 12 de setembro de 2025
Caravana encerra atividades em Roraima com itinerância em Amajari
Em 12 de setembro de 2025
Comissão aprova dedução do IR de gastos com cuidador de pessoa com deficiência
Em 12 de setembro de 2025
PM ambiental fecha dez fábricas clandestinas de balões em São Paulo
Em 12 de setembro de 2025
CONCURSO DA POLÍCIA PENAL
Comissão Especial da ALERR cobra do governo medidas para convocar 95 aprovados
Em 12 de setembro de 2025
Governo de Roraima avança com obra de iluminação da RR-205 e trecho inicial entrará em funcionamento a partir de outubro
Em 11 de setembro de 2025