Pesquisar
Imagem/Divulgação

Seminário debate Sistema Nacional de Educação

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove um seminário nesta terça-feira (5) para discutir o Sistema Nacional de Educação (SNE). O debate atende a pedido do deputado Rafael Brito (MDB-AL) e está marcado para as 9h30, em plenário a ser definido.

Brito é relator da proposta que cria esse sistema (Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/19). O objetivo é alinhar, harmonizar e articular políticas, programas e ações da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na área educacional.

Pelo texto, a ideia é universalizar o acesso à educação básica e garantir padrão de qualidade; erradicar o analfabetismo; assegurar as oportunidades educacionais; articular níveis, etapas e modalidades de ensino; cumprir planos de educação nos entes federativos; valorizar os profissionais da educação, entre outras ações.

De acordo com o deputado, a instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE) é fundamental para consolidar uma política educacional articulada, equitativa e eficiente no país.

“O objetivo é assegurar e estimular a cooperação federativa entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, promovendo a articulação entre os diferentes níveis e modalidades de ensino”, diz Brito.

Fonte e imagens: CÂMARA DOS DEPUTADOS DA AGÊNCIA CAMARA Leia mais

Publicidade

PUBLICIDADE

Veja também:

Prioridades do governo para 2026 incluem fim da escala 6x1 e projetos de segurança pública
Em 3 de fevereiro de 2026
DIÁLOGO INSTITUCIONAL
ALERR reforça compromisso de manter parceria com o Judiciário em 2026
Em 3 de fevereiro de 2026
Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega a Roraima e conecta o estado às grandes agendas de transformação do país
Em 2 de fevereiro de 2026
Governo de Roraima inaugura Escola de Conselhos e fortalece rede de proteção à infância
Em 2 de fevereiro de 2026
MÃES ADOLESCENTES
ALERR fortalece legislação e amplia debate sobre prevenção da gravidez na adolescência
Em 2 de fevereiro de 2026
Comissão aprova projeto que obriga empresas a prevenir riscos à saúde mental
Em 2 de fevereiro de 2026