Pesquisar
Imagem/Divulgação

TEORIA E PRÁTICA Curso de confecção de trufas da Escolegis aborda técnicas de venda e produção variada | ALE-RR

Mais uma turma de confecção de trufas de chocolate da Escolegis, conclui capacitação, no polo Liberdade – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

Atualmente à procura de um emprego, Luís Otamendi, de 46 anos, viu no curso de confecção de trufas de chocolate da Escola do Legislativo (Escolegis), polo Liberdade, uma oportunidade de se profissionalizar e garantir uma nova renda. A oficina teve duração de três dias e se encerrou nesta quarta-feira (17).

Único homem da turma, ele conta que já havia feito o curso de instalação e manutenção de cerca elétrica há cerca de uma semana, e se interessou pelo de trufas por gostar de culinária, principalmente de fazer sobremesas.

Luis Otamendi foi único homem a se matricular na oficina – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

“A forma que a professora nos ensinou foi muito dinâmica e gostei de aprender. Também de como fui tratado pelas colegas, pela Escolegis, de toda a estrutura, a limpeza. Eles se preocupam em nos ensinar e ajudar. Enquanto não consigo um trabalho com carteira assinada, vou começar a fazer os doces e vender”, contou.

Já este foi o primeiro curso de Maria José Farias na instituição de ensino do parlamento. Ela trabalha com costura em casa e ressaltou que a oficina é uma boa oportunidade para quem não abre mão de um extra.

‘O curso é ótimo, possui uma boa estrutura, e a professora também’, avaliou a aluna Maria José Farias – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

“O curso é ótimo, possui uma boa estrutura, a professora também. A oficina é muito útil, principalmente, para quem está desempregado, para quem busca uma renda extra. O melhor de tudo é que é gratuito, pois muitas pessoas não têm condições de pagar um particular”, destacou.

Foram três dias de aprendizado, divididos entre aulas teórica e prática. Conforme a instrutora, Valéria Souza, foram abordados precificação de mercado, temperagens, tipos de recheios, casquinhas das trufas e embalagens.

Valéria Souza, professora da oficina: ‘É um curso para todo mundo, desde quem quer fazer para a família, até para quem precisa complementar o salário’ – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

“A primeira aula foi completamente teórica. Na segunda, já partimos para a parte de produção, com os tipos de recheios, ganaches e casquinhas. Hoje, na finalização, fizemos mais recheios e os tipos de embalagens, opções para o Dia das Mães, que está bem aí, batendo à porta, Dia dos Namorados, Dia das Crianças. Teve várias opções. É um curso para todo mundo, desde quem quer fazer docinhos para um aniversário da família, até para quem precisa complementar o salário, que é o caso da maioria”, pontuou.

Em Boa Vista, a Escolegis funciona em dois endereços: na Avenida Venezuela, 1645, bairro Liberdade, e na Avenida Sólon Rodrigues Pessoa, 1313, bairro Santa Luzia. A instituição oferta diversos cursos profissionalizantes. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

Veja também:

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas em barbearia no Centro de Boa Vista
Em 10 de setembro de 2025
Empreendedor roraimense participa de rodadas de negócios internacionais na Beauty Fair
Em 10 de setembro de 2025
SAÚDE MENTAL
Assembleia Legislativa reforça ações para o Setembro Amarelo em defesa da vida
Em 10 de setembro de 2025
Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação
Em 10 de setembro de 2025
Rio tem alerta para ventos fortes nesta terça-feira
Em 10 de setembro de 2025
Caer investe em redução de perdas e adquire mais 7 mil hidrômetros
Em 10 de setembro de 2025