Pesquisar
Imagem/Divulgação

TURISMO INCLUSIVO
Projeto Turistea da ALERR concorre ao Prêmio Nacional

O projeto Turistea, desenvolvido pelo Teamarr (Centro de Atendimento ao Autista) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), está concorrendo ao Prêmio Nacional do Turismo 2025 na categoria “Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo”, junto a outras 24 iniciativas de diferentes regiões do Brasil.

Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o prêmio valoriza ações que se destacam pela inovação, gestão de excelência e impacto positivo no desenvolvimento do turismo nacional. Neste ano, Roraima concorre em dez categorias da premiação, com projetos que promovem o turismo sustentável, responsável e acessível.

Jane Lira, coordenadora do projeto, destaca o pioneirismo da iniciativa e os impactos positivos para as famílias atípicas

Para a coordenadora do Turistea, Jane Lira, a indicação representa o reconhecimento de um trabalho que une inclusão social e valorização do turismo local.

“Para a gente é uma honra saber que o projeto está concorrendo em nível nacional. O Turistea nasceu da percepção de que era necessário unir o turismo e o autismo, capacitando profissionais e promovendo experiências seguras para famílias atípicas. Ver o projeto ser reconhecido nacionalmente mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou a coordenadora.

 

Jane frisou também que a iniciativa surgiu a partir da própria formação na área de turismo e psicopedagogia, bem como da vivência com as famílias atendidas pelo Teamarr.

“Percebemos o quanto é difícil para os pais saírem de casa com seus filhos autistas. Criamos o Turistea para preparar os agentes locais e oferecer lazer inclusivo, com passeios que estimulam o desenvolvimento sensorial e social. Recebemos muitos retornos positivos dos pais, pois eles relatam que os filhos, antes retraídos, agora têm prazer em explorar novos lugares”, completou.

O diretor do Detur, Bruno Brito, ressalta que Roraima é exemplo nacional em inovação e turismo acessível

O diretor do Departamento de Turismo (Detur) da Secretaria de Cultura e Turismo) (Secult), Bruno Brito, destacou a crescente presença do estado na premiação, além do destaque do Turistea na premiação.

“Roraima inscreveu dez iniciativas no Prêmio Nacional do Turismo e isso demonstra a capacidade do estado de gerar experiências inovadoras e positivas. O Turistea é um exemplo disso: um projeto pioneiro que posiciona o turismo voltado ao público autista como referência e incentiva toda a cadeia produtiva a discutir acessibilidade e inclusão, beneficiando turistas, famílias e profissionais”, frisou.

O que é o Turistea

Criado pelo Teamarr da Assembleia Legislativa, o Turistea é um projeto que atua em duas frentes principais: capacitação de agentes de turismo para atendimento adequado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a organização de passeios inclusivos com crianças e adolescentes atendidos pelo centro e seus familiares. As atividades ocorrem em pontos turísticos e culturais de Roraima e permitem experiências de lazer, aprendizado e socialização em contato com o patrimônio natural e histórico do estado.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Alfredo Maia / Alexsandro Carvalho

SupCom ALE-RR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO Leia mais

Publicidade

PUBLICIDADE

Veja também:

POLO SENADOR HÉLIO CAMPOS
CCJuv promove evento que reforça tradição e aprendizado da capoeira
Em 7 de dezembro de 2025
ENSAIO GERAL
CCJuv reúne elenco do espetáculo de Natal “Árvore de Esperança”
Em 6 de dezembro de 2025
Mutirão de cirurgias de hérnia deve reduzir fila e fortalecer equipes cirúrgicas em Roraima
Em 6 de dezembro de 2025
“21 DIAS DE ATIVISMO”
Emoção e ativismo feminino pelo fim da violência contra mulher marcam podcast da ALERR
Em 6 de dezembro de 2025
Governo de Roraima inicia entrega de 45 mil brinquedos no interior
Em 5 de dezembro de 2025
CONFERÊNCIA NACIONAL
ALERR destaca participação e contribuições nos três dias da 28ª Unale
Em 5 de dezembro de 2025