Pesquisar
Imagem/Divulgação

“Tire seu sonho da gaveta”: Janete Vaz, cofundadora do Laboratório do Sabin encoraja empreendedorismo inovador | ASN Roraima

Gestão de impacto, humanização de serviços, qualidade e valorização dos colaboradores foram alguns dos conselhos para construir um negócio de impacto.

Para empreender um sonho é necessário coragem de arriscar. Em busca de incentivo para iniciar ou continuar suas jornadas empreendedoras, o público lotou o auditório da sede do Sebrae/RR, para aprender com a trajetória da Janete Vaz, cofundadora do Laboratório Sabin. Na ocasião, a empresária salientou a importância de acreditar em si mesmo em qualquer idade e fase da vida.

Uma frase que ecoou dita por Janete e que ela leva como lema por todo o Brasil é “Tire seu sonho da gaveta!”. Foi com esse pensamento, que em maio de 1984 tirou Sabin do papel, construiu e consolidou uma carreira inspiradora com mais de 50 prêmios de reconhecimento nacional e internacional. A simplicidade, exemplo e garra são valores que não abre mão, além da qualidade na prestação do serviço.

“Falamos aqui desde o momento do sonho de empreender, de quando avançar. Você não pode ter medo, se tiver com medo, vai assim mesmo e as respostas estarão sempre um pouquinho mais na frente. Acreditamos que uma gestão com amor atrai a pessoa certa, e isso começa na contratação, depois é inspirar, falar, desenvolver, desafiar, reconhecer, contestar e comemorar, porque tudo vale a pena” orientou Janete.

Vaz, ressaltou ainda que um diferencial importante na época, foi alinhar as práticas da empresa com as melhores práticas do mundo, e isso possibilitou maior visibilidade e ajudou na maturidade da empresa. Além de administrar com amor e visão de impacto social.

Almir Sá, diretor administrativo e financeiro do Sebrae/RR.

“Tivemos a satisfação a alegria de ver e transmitir uma trajetória inspiradora como modelo para as demais mulheres. Aqui é o Sebrae empoderando as mulheres, aqui as mulheres estão crescendo e cada vez mais aprendendo e fortalecendo os seus negócios” afirmou o diretor administrativo e financeiro do Sebrae/RR Almir Sá.

Ainda entre os conselhos, estão o cuidado com as pessoas, clientes ou colaboradores. Para isso, é necessário um atendimento humanizado, e conforme contou, o Sabin foi pioneiro nessa abordagem no setor particular de saúde, além de valorizar os colaboradores “pérolas” da empresa e investir neles.

Paloma Albuquerque, empresaria.

“Me senti motivada como mãe, mulher e empreendedora a não deixar de ter fé e acreditar no meu potencial, acreditar nos sonhos e no potencial das pessoas ao redor também. Mesmo com as adversidades e vários papéis, tudo vale a pena” contou a empresária há mais de 15 anos, Paloma Albuquerque.

Marlete Martins, empreendedora.

Iniciando a caminhada no empreendedorismo, há pouco menos de um ano, Marlete Martins, abraçou os seus sonhos com uma loja de roupas femininas e tem incentivado também o esposo a empreender com móveis planejados.

“Estou aprendendo muito dentro do Sebrae e o meu desejo é impactar a vida das pessoas. Aqui me sinto abraçada, muitas informações que aprendo aqui levo pra minha família. Quero crescer e explorar tudo aquilo que ele tem a oferecer. Fico feliz de aprender com mulheres de sucesso como a drª Janete” comemorou Marlete.

O Sebrae/RR aposta no empreendedorismo feminino e tem gerado resultados significativos, como a participação de uma empreendedora que venceu a etapa Estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócio e agora competirá nacionalmente na categoria MEI (Micro Empreendedor Individual).

“Conseguimos grandes parcerias, grandes nomes como da Janete que veio pra cá e aproveitamos a oportunidade de beber na fonte de tanta sabedoria. As mulheres que estão conosco conseguem fazer o diferencial. Acreditamos que empreendedorismo feminino muda as pessoas e as comunidades” afirmou a gerente da Unidade de Competividade Empresarial, Eliene Araújo.

Herbert Félix, gestor da unidade do Laboratório Sabin em Roraima.

Em Roraima, o Laboratório Sabin atua há quatro anos. Anteriormente ligado a Manaus, há um ano se tornou independente, contou o gestor da Unidade, Herbert Félix.

“É motivo de muita alegria estar crescendo aqui no Estado e trazer toda a cultura organizacional do Sabin para Boa Vista. Foi um grande desafio começar em 2017, e hoje já temos quatro pontos de atendimento e vamos continuar trazendo novos desafios para o mercado para que o Estado cresça” pontuou.

A palestra ministrada por Janete Vaz, foi disponibilizada gratuitamente e ocorreu na quarta-feira, dia 01 de novembro. Mais de 50 mulheres participaram do momento.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Publicidade

Veja também:

Comissão aprova dedução do IR de gastos com cuidador de pessoa com deficiência
Em 12 de setembro de 2025
PM ambiental fecha dez fábricas clandestinas de balões em São Paulo
Em 12 de setembro de 2025
CONCURSO DA POLÍCIA PENAL
Comissão Especial da ALERR cobra do governo medidas para convocar 95 aprovados
Em 12 de setembro de 2025
Governo de Roraima avança com obra de iluminação da RR-205 e trecho inicial entrará em funcionamento a partir de outubro
Em 11 de setembro de 2025
Polícia Civil conclui investigação de roubo e prende suspeito em Boa Vista
Em 11 de setembro de 2025
Sicoob UniCentro Norte Brasileiro inicia operações com Fundo de Aval do Sebrae e expande acesso ao crédito para pequenos
Em 11 de setembro de 2025