Pesquisar
Imagem/Divulgação

Assinado acordo de cooperação para internacionalização do setor pesqueiro e aquícola — Agência Gov

 

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil) formalizaram uma parceria estratégica ao assinarem um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). O objetivo central dessa união é impulsionar a presença internacional da cadeia produtiva da pesca e aquicultura brasileira. O acordo foi assinado nesta quarta-feira (24/01).

Apesar do vasto potencial do Brasil na produção pesqueira, o País representa apenas 0,23% das exportações globais do setor. O ACT, agora em vigor, marca um compromisso conjunto para reverter essa realidade.

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, destacou a importância deste momento para o setor, ressaltando a significativa evolução desde a recriação do Ministério pelo presidente Lula.

“O que nós precisamos celebrar hoje, independentemente de qual seja o mercado que nós vamos nos habitar para fornecer nosso pescado, é que essa parceria que está sendo firmada entre a APEX e o MPA, é determinante para que o setor produtivo pesqueiro brasileiro possa avançar cada vem mais”, enfatizou o ministro.

Durante a solenidade, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, expressou entusiasmo com a colaboração: “O mercado de pescado no mundo é quase metade da proteína disponível para a população, e o Brasil participa apenas com 0,2%. Se há um lugar onde o crescimento pode ser exponencial, é o nosso. Temos que estar juntos para avançar nisso.”

O ACT tem como foco principal a promoção de ações que impulsionarão os negócios internacionais da pesca e aquicultura brasileira. Isso envolverá o desenvolvimento de estudos de inteligência de mercado, capacitação de empresas para exportação, promoção comercial e ações de imagem e posicionamento do Brasil no mercado internacional.

 

Assinatura do Acordo de Cooperação

Para 2024, o projeto contempla a participação em feiras internacionais, como Seafood Boston e Barcelona, além da China Fisheries and Seafood Expo. Também estão programados eventos estratégicos no Brasil com compradores internacionais, iniciativas de capacitação, branding e comunicação. O projeto inclui, ainda, um Fórum Feminino da Pesca durante a Seafood Brasil, visando a inclusão de mulheres na exportação.

A diretora de Relações Institucionais da ABIPESCA, Liliam Catunda, elogiou a iniciativa, destacando o potencial do Brasil na pesca e aquicultura. “Com esse novo olhar do governo e essa parceria estratégica, vamos elevar a pesca a um novo patamar, estamos construindo uma nova história. Juntos somos capazes de grandes progressos.”

A parceria entre o MPA, ApexBrasil e Abipesca visa ampliar a presença brasileira no mercado global, gerando oportunidades para o desenvolvimento econômico do setor.

Por: Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) 




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

Publicidade

Veja também:

Empreendedor roraimense participa de rodadas de negócios internacionais na Beauty Fair
Em 10 de setembro de 2025
SAÚDE MENTAL
Assembleia Legislativa reforça ações para o Setembro Amarelo em defesa da vida
Em 10 de setembro de 2025
Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação
Em 10 de setembro de 2025
Rio tem alerta para ventos fortes nesta terça-feira
Em 10 de setembro de 2025
Caer investe em redução de perdas e adquire mais 7 mil hidrômetros
Em 10 de setembro de 2025
Unidos pelo amor à profissão, empreendedores do Sebrae se capacitam na Beauty Fair 2025
Em 10 de setembro de 2025