Pesquisar
Imagem/Divulgação

ARMÁRIO SOCIAL Escritório Social entrega roupas doadas durante campanha | ALE-RR

O Escritório Social, programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que em Roraima tem como principal parceiro a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR), entregou na tarde desta quarta-feira (20), nas cadeias feminina e masculina de Boa Vista, mais de 400 peças de roupas para atender egressos e pré-egressos do sistema prisional.

Com o slogan “Despindo preconceitos e vestindo cidadania”, a campanha “Armário Social” tem como finalidade arrecadar roupas, sandálias e sapatos para promover a reinserção na sociedade, e evitar que os reeducandos saiam às ruas com a farda laranja usada na unidade prisional e sofram preconceito da sociedade.

Décima Rosado, coordenadora do programa em Roraima, ressaltou que a campanha é permanente. Ele lembrou que a ideia surgiu quando presenciou o desabafo de um reeducando, que, durante o percurso para chegar ao Escritório Social, enfrentou olhares preconceituosos, bem como foi parado pela polícia, mesmo estando com o alvará de soltura.

“Essas roupas são importantes para esses reeducandos, e a gente só tem que agradecer a solidariedade da população, que mexeu um pouco no guarda-roupa neste fim de ano e doou. É bem gratificante vê-los na rua sem estarem com a roupa laranja e calçados, chegando junto à família para o recomeço”, disse Décima, ao ressaltar que no próximo ano vai mudar os pontos de coleta.

O diretor da Cadeia Pública de Boa Vista, Pablo Paulino, ressaltou a importância das doações para quem está deixando o presídio.

“Essa parceria da Sejuc [Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania] com o Escritório Social é muito importante, uma vez que os egressos estão retornando para o convívio em sociedade, e que eles já possam retornar com outra roupa, considerando que já não são mais reeducandos do sistema prisional, tirando o risco do estigma do preconceito”, observou.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Publicidade

Veja também:

Comissão aprova dedução do IR de gastos com cuidador de pessoa com deficiência
Em 12 de setembro de 2025
PM ambiental fecha dez fábricas clandestinas de balões em São Paulo
Em 12 de setembro de 2025
CONCURSO DA POLÍCIA PENAL
Comissão Especial da ALERR cobra do governo medidas para convocar 95 aprovados
Em 12 de setembro de 2025
Governo de Roraima avança com obra de iluminação da RR-205 e trecho inicial entrará em funcionamento a partir de outubro
Em 11 de setembro de 2025
Polícia Civil conclui investigação de roubo e prende suspeito em Boa Vista
Em 11 de setembro de 2025
Sicoob UniCentro Norte Brasileiro inicia operações com Fundo de Aval do Sebrae e expande acesso ao crédito para pequenos
Em 11 de setembro de 2025