Pesquisar
Imagem/Divulgação

FERIADÃO Procon Assembleia orienta consumidores sobre pacotes de viagem e festas privadas de carnaval | ALE-RR

Comprou pacote de viagem para o carnaval? Vai curtir em algum camarote? O Procon Assembleia, órgão de defesa do consumidor do Poder Legislativo, tem orientações valiosas para os foliões que vão aproveitar os seis dias de festa (9 a 14 de fevereiro), com o intuito de evitar dor de cabeça.

A funcionária pública Dayanne Pacheco escolheu a cidade de Recife, no Nordeste brasileiro, para passar o feriadão, e comprou com quase um ano de antecedência os pacotes e ingressos para as festas que deseja ir. O objetivo foi economizar e garantir um bom carnaval em um dos destinos mais procurados pelos brasileiros.

“Já passei outros carnavais em Recife e acredito que tem muitas opções de festas, de shows, com blocos de rua, o que traz animação para a cidade, assim como Rio de Janeiro e Salvador. O custo-benefício também é bom, em comparação com outras capitais, e comprei as passagens assim que possível, porque sabemos que sair de Boa Vista não é barato”, afirmou, ao acrescentar que já garantiu a hospedagem.

Atenção ao serviço oferecido

Comprar com antecedência é um dos principais requisitos para economizar. Contudo, é preciso estar de olho no cumprimento de tudo o que foi oferecido no pacote turístico ou nas festas privadas. Esse é o alerta feito pela diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, ao instruir que os consumidores guardem as propagandas feitas e leiam cuidadosamente os contratos.

“Primeiro, verifique as informações sobre a empresa que deseja contratar. Feito isso, assine o contrato, que deve conter claro o roteiro, as formas de pagamento, os tipos de acomodação, passagens, taxas extras, traslado. Observe se tudo o que foi acordado verbalmente está no contrato. Outra dica é guardar a oferta publicitária, como panfletos, cartazes, vídeos e divulgação em redes sociais”, indicou.

Mileide reforçou que, no caso de festas com acesso a camarotes, o consumidor precisa saber todos os serviços que serão ofertados: bebidas, comidas, petiscos e similares. Ela mencionou que se o contrato não for cumprido na íntegra, é direito de quem adquiriu o pacote ter o serviço oferecido novamente, sem custos adicionais, dinheiro devolvido ou abatimento proporcional do valor.

“Lembrando que a escolha é do cliente. Em se tratando de desistência do pacote, o consumidor deve enviar um comunicado por escrito à agência de viagem o mais breve possível, podendo o fornecedor reter parte do valor pago. Se a agência cancelar o pacote, cabe a ela devolver todos os valores pagos e arcar com eventuais prejuízos do cliente”, explicou a diretora.

Atendimento no Procon Assembleia

Quem deseja mais informações ou precisa de orientação, basta procurar a sede do Procon Assembleia, localizada na Avenida Ataíde Teive, nº 3510, bairro Buritis. O órgão também atende via WhatsApp (95) 98401-9465 ou pelo site da instituição.

 

 

Texto: Josué Ferreira

Foto: Alfredo Maia/ Nonato Sousa/ Reprodução TV Assembleia

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Publicidade

Veja também:

Câmara aprova regime de urgência para dois projetos
Em 11 de setembro de 2025
Ciclismo roraimense garante primeiro pódio de competição nacional
Em 11 de setembro de 2025
Mais de 15 moradias são atingidas por incêndio em Cubatão (SP)
Em 11 de setembro de 2025
GARANTIA DE DIREITOS
Comissão de Saúde da ALERR estuda proposta para desentravar progressão de servidores da Sesau
Em 11 de setembro de 2025
Evento reúne especialistas em Foz do Iguaçu para debater inovações e desafios do trânsito
Em 10 de setembro de 2025
Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas em barbearia no Centro de Boa Vista
Em 10 de setembro de 2025