Pesquisar
Imagem/Divulgação

PARA JOVENS E ADULTOS
Aulas de toadas e treino funcional do CCJuv proporcionam bem-estar físico e mental aos praticantes

Aulas são ofertadas nos polos Buritis e Senador Hélio Campos – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

Focar na qualidade de vida das pessoas é uma das missões do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), que oferta, gratuitamente, diversas atividades esportivas e culturais para crianças, adolescentes e adultos.

Especialmente para este último público, foram pensadas as aulas de toadas e treino funcional, que ocorrem todas as terças e quintas-feiras, das 19h30 às 20h30, nos polos Buritis e Senador Hélio Campos.

Novidade este ano, o boi-bumbá, uma dança tradicional brasileira que mistura música e dança teatral, foi inserido na grade de opções do centro. Os passos são ensinados pela professora Inady Verçosa, e englobam desde as músicas tradicionais (antigas) até as mais contemporâneas.

Passos de boi-bumbá são ensinados pela professora Inady Verçosa, e englobam desde músicas tradicionais até as mais contemporâneas – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

Nas aulas, eu começo revisando as coreografias mais fáceis, e, depois, vou aumentando o grau de dificuldade, sempre analisando o desempenho das alunas, principalmente das iniciantes, para deixar toda a turma no mesmo nível. Além da diversão durante os encontros, acredito que a dança faz bem para a saúde, pois movimentamos todo o corpo. Estou muito feliz em fazer parte desse projeto idealizado pelo artista Dennis Martins, que representa o ritmo do Norte. Que ele possa ser expandido para mais pessoas”, afirma a professora.

O ritmo faz parte da vida da enfermeira Leia Amorim desde muito jovem. Ela conta que já representou a “Sinhazinha” em Roraima – uma das figuras centrais dessa manifestação cultural – e se emociona cada vez que se movimenta ao som das canções.

‘Depois de passar por um plantão difícil, eu chego aqui e sinto minhas energias renovadas’, destacou a enfermeira Leia Amorim – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

Essa dança me ajuda a tirar o estresse do dia a dia. Depois de passar por um plantão difícil, eu chego aqui e sinto minhas energias renovadas. Ela é tudo para mim. Eu amo dançar, me encanta e me deixa feliz”, destacou Leia que, há dois meses, teve um problema na coluna cervical que a impediu de se apresentar nesta semana em um evento sobre a cultura no Peru.

Tonificação muscular

Uma opção direcionada para a perda de calorias e fortalecimento dos músculos é o treino funcional. O método de baixo impacto trabalha e combina exercícios que utilizam o próprio peso do corpo, como agachamentos, abdominais, flexões e prancha isométrica. As atividades exigem equilíbrio, flexibilidade, força, resistência, entre outros.

De acordo com a professora Luana Alexandre, os benefícios do treino funcional vão além das melhorias físicas, refletindo principalmente na saúde mental.

De acordo com a professora Luana Alexandre, benefícios do treino funcional vão além das melhorias físicas – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

Essas atividades influenciam na autoestima dos alunos e proporcionam bem-estar, principalmente nas mulheres, que são a maioria. Ao virem para as aulas, elas saem um pouco da rotina de cuidar da casa, dos filhos… O funcional também ajuda na perda de peso e na hipertrofia [ganho de massa muscular]. Claro que a evolução é um pouco mais lenta em comparação com quem faz musculação, mas se a pessoa for constante, ela atingirá um bom resultado”, frisou.

A servidora pública Delci Wottrich é adepta das aulas de funcional e zumba na unidade desde o ano passado. Antes de iniciar as atividades no centro, a servidora fazia academia aberta. Para ela, estar em constante movimento é essencial.

Servidora pública Delci Wottrich é adepta das aulas de funcional e zumba na unidade desde o ano passado – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

Chega uma certa idade que, se a gente não fizer qualquer atividade, fica difícil. Faço para manter a saúde e o corpo em movimento, além de novas amizades”, disse.

Novos projetos

A inserção das aulas de toada entre os cursos do CCJuv busca resgatar e relembrar a cultura e o ritmo musical, muito difundido e característico das regiões Norte e Nordeste. O projeto foi sugerido pelo professor Dennis Martins, que, de acordo com a diretora Claudimar Costa, teve boa aceitação da população.

Claudimar Costa, diretora do CCJuv. – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

As turmas estão a todo vapor, todas estão adorando. Nós ainda temos vagas, porque nosso processo de inscrições é contínuo. Quem quiser fazer as aulas, pode vir até aqui ou ir ao polo Senador Hélio Campos com os documentos de identificação e uma foto 3×4”, informou.

Para garantir vaga em uma das atividades, o interessado deve comparecer aos polos das 8h às 18h, munidos da original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4.

O polo Buritis fica na Superintendência de Programas Especiais (SPE) e funciona de segunda a sexta-feira, na Avenida Ataíde Teive, nº 3510. O SHC fica na Rua S-33, nº 158, bairro Senador Hélio Campos.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Fonte: SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO – ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Publicidade

Veja também:

Empreendedor roraimense participa de rodadas de negócios internacionais na Beauty Fair
Em 10 de setembro de 2025
SAÚDE MENTAL
Assembleia Legislativa reforça ações para o Setembro Amarelo em defesa da vida
Em 10 de setembro de 2025
Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação
Em 10 de setembro de 2025
Rio tem alerta para ventos fortes nesta terça-feira
Em 10 de setembro de 2025
Caer investe em redução de perdas e adquire mais 7 mil hidrômetros
Em 10 de setembro de 2025
Unidos pelo amor à profissão, empreendedores do Sebrae se capacitam na Beauty Fair 2025
Em 10 de setembro de 2025